ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA A CONSTRUÇÕES DE SABERES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Elivelton Verissimo de Souza, Patrícia de Souza Cavalcante Carnaval, Eliemerson de Souza Sales

Resumo


Compreende-se que o Ensino de Biologia exerce um papel essencial na formação dos estudantes da educação básica, podendo contribuir para uma Alfabetização Científica dos mesmos, que tem como principal objetivo a tomada de decisão que se utiliza dos conhecimentos da biologia. Partindo desse pressuposto, o presente relato tem como objetivo apresentar de forma objetiva as atividades realizadas durante o Estágio em Ensino de Biologia IV – EEBIV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, sendo o mesmo realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, na cidade do Recife com 180 alunos dos terceiros anos “A”, “B”, “D” e “E” do ensino médio. Após o período de observação foram realizadas as regências, que por sua vez foram dívidas em aulas teóricas e atividades lúdicas. Para a realização das aulas teóricas foram vistos os assuntos de sistemas endócrino e nervoso e utilizados quadro branco e data show como recursos didáticos, enquanto na atividade lúdica foi vivenciado um jogo didático intitulado de “passa ou repassa”, que se configura enquanto um jogo de perguntas e respostas no qual a turma foi dividida em duas equipes para responder as perguntas. Eram oferecidos brindes a cada resposta correta. Diante do exposto observou-se que os estudantes demonstraram interesse e participação nas atividades a partir a inclusão dos mesmos, associando os conteúdos com seu cotidiano. Diante dos argumentos apresentados, pôde-se perceber a importância de utilizar alternativas didáticas como os jogos, que auxiliem os alunos no processo de ensino e aprendizagem, na atualização das ferramentas ditas como facilitadoras do conhecimento. Além disso, ressalta-se também a importância da gestão na estrutura organizacional e funcionamento da escolar, visto que, seu funcionamento parte do âmbito democrático, nesse sentido o apoio no decorrer do estágio foi de suma importância para o desenvolvimento do mesmo.

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