DESVENDANDO A CIÊNCIA, OS CIENTISTAS E A SOCIEDADE CIENTIFICA NUMA ABORDAGEM INOVADORA NAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Rhayssa Dannyela da Silva Cavalcanti, Yasmim Gomes Alves de Brito, Kleydson Thyago Araujo de Oliveira, Maria do Carmo Figueiredo Soares

Resumo


A ciência pode ser definida como o conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experimentação. Com o objetivo de popularizar a ciência um grupo de estudantes e professores da UFRPE desenvolveram um projeto de pesquisa – ação: SBPC vai à escola: Ciência, Cientista e Sociedade Científica, que problematizou questões que envolvem a educação, buscando fomentar o interesse pela ciência em estudantes do ensino médio, a partir de sondagens, informações e um breve resgate histórico sobre a SBPC. No primeiro encontro utilizou-se a técnica didática: explosão de ideias, no qual os alunos verbalizam o que compreendem sobre os temas propostos (Ciência, Cientista e Sociedade Científica) e realizou-se um pequeno experimento. Ao final, foi solicitado aos alunos para discorrem, sob a forma de redação, o que tinha aprendido na palestra. No segundo encontro, ocorreu a divulgação dos resultados obtidos, por meio de apresentação em power point que destacou a compreensão dos discentes sobre o tema abordado, utilizando-se frases extraídas de suas redações, transformando os alunos em agentes ativos/participativos na intervenção. Depois de termos visto o que eles escreveram nas redações, foram fixados um conceitos de ciência, de cientista e o significado da SBPC, além de ter acontecido a exposição de um cientista para a turma, com o slogan Vamos perguntar? Foram visitadas 3 escolas públicas de Pernambuco. Em cada escola, ocorreu dois encontros com um intervalo máximo de 30 dias entre eles e foram corrigidas mais de mil redações. A interação entre pesquisadores e estudantes universitários e a comunidade acadêmica do ensino médio, teve seus pontos alto durante a realização dos experimentos (1º encontro) a na abordagem dos alunos com suas perguntas, durante as entrevistas com os cientistas (2º encontro). Oportunizou-se assim que professores e alunos ressignificassem, através de um processo hermenêutico, sobre aquilo que eles já sabiam sobre ciência, reforçando a importância do seu desenvolvimento e popularização. O tema ciência, cientista e sociedade cientifica têm despertado o interesse e curiosidade dos alunos nas escolas visitadas. Desmistificando assim alguns aspectos sobre a ciência e os cientistas e apresentou-se uma realidade possível de vir a ser aspirada pelos estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.