PARA ONDE VAI: DESCARTE CONSCIENTE DO LIXO ESCOLAR COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Wellington Lourenço dos Santos, Antônio Fernando Gomes de Moura Júnior, Débora Vasconcelos do Carmo da Costa, Márcia Maria de Souza

Resumo


O objetivo deste resumo é trazer ao conhecimento público a experiência didática vivenciada durante a disciplina Estágio em Ensino de Biologia 2. Atualmente, um grande problema enfrentado nas maiores cidades é a imensa quantidade de lixo descartada de maneira inadequada. E um agravante é o avanço da tecnologia, que junto à cultura da sociedade vem contribuindo para que essas alterações ambientais sejam intensificadas, especialmente no ambiente urbano (Fernandez, 2004). O descarte inadequado nas cidades é um hábito comum, onde materiais sem utilidade se amontoam, muitas vezes em locais indevidos (Mucelin e Bellini, 2008, p.113). Assim, a coleta seletiva mostra-se uma ferramenta de resolução, que de acordo com Ribeiro e Lima (2001, p.51), serve como instrumento de incentivo para reduzir, reutilizar e separar o material para a reciclagem. O objetivo do método foi sensibilizar alunos, professores e funcionários para o descarte correto do lixo produzido pela instituição escolar. Como foi proposto pela disciplina, foi-se realizado uma observação de um docente e do cotidiano escolar. A partir dessa observação foi elaborada a atividade de criação de lixeiras de coleta seletiva. A atividade foi dividida em quatro encontros, onde no primeiro encontro foi realizada uma sondagem acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, no segundo encontro foram confeccionadas cinco lixeiras que foram postas no pátio da escola para uso de todos da instituição. Para confeccioná-las foram utilizadas 5 latas de metal, TNT, figuras, fita adesiva, cola e lápis de cor. No terceiro encontro os alunos apresentaram o trabalho para todos da escola e colocaram as lixeiras no pátio e no último encontro foi realizada uma conversa com os alunos para obter um feedback deles a respeito da atividade concluída. Ao final da experiência, pode-se perceber que a prática com os alunos levou à uma nova perspectiva do conteúdo por parte deles e o entusiasmo na participação de uma atividade que beneficiasse o cotidiano escolar, fez com que eles pudessem se sentir ainda mais parte da instituição.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.