UMA IDÉIA CONSCIENTE: O REUSO DE ÁGUA DO AR CONDICIONADO COMO UMA METODOLOGIA UTILIZADA NA ESCOLA MAURINA RODRIGUES DOS SANTOS – PASSIRA -PE

Nilton Vicente Ferreira Filho, Paulo Antônio Padovan

Resumo


O presente resumo tem o objetivo de apresentar um trabalho extraclasse desenvolvido através do programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEx) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O uso inconsciente da água e a redução das chuvas vêm provocando a escassez desse recurso trazendo sérios problemas ao longo de todo o planeta. Um local em que o desperdício é constante devido a inúmeras tarefas realizadas todos os dias, é a escola. Porém, o ambiente escolar também é um lugar em que podemos fazer vários trabalhos de sensibilização. Desta forma, os alunos podem ser direcionados ao uso consciente, bem como, levar novas maneiras de utilizar esse recurso indispensável à vida, para seus lares e sua comunidade como um todo. Neste trabalho foi realizado um projeto de impacto ambiental e social, levando em consideração a realidade da comunidade onde se localiza a escola de atuação Maurina Rodrigues dos Santos, visto que esta enfrenta problemas recorrentes a falta de água, resultado de longos períodos de seca na região. Portanto, a metodologia foi desenvolvida com a intenção de implantar um “coletor de água de ar-condicionado”, além de proporcionar ao ambiente escolar uma forma de economia durante a realização das tarefas rotineiras dos que ali trabalham e estudam e sensibiliza-los para que repensem a forma de como utilizam a água. Para implantação do coletor de água do ar-condicionado utilizamos seis varas de cano PVC, cinco joelhos PVC, cinco T’s e cinco metros de mangueira de plástico com diâmetro de um cm. Em seguida, conectamos os canos aos T’s, joelhos e as mangueiras na saída do gotejamento da água dos condicionadores de ar, fazendo um declive do primeiro ao último aparelho, aproveitando a força da gravidade para queda da água acumulada nos canos fazendo com que fosse direcionada para dentro de um recipiente onde a água foi acumulada. Como resultados, verificamos que houve um aproveitamento da água captada, cerca de 40 litros / dia, 1600 litros mensais, para fins de limpezas dos pátios, banheiros e irrigação de plantas com uma água destilada, já que a mesma do município é salobra. Essa ação fez com que o diretor fizesse outras ações por toda a escola e também fosse tema de destaque apresentado pelos alunos que colaboraram com tal projeto, na Caravana Ciência e Cultura. Além de proporcionar uma educação prática para os alunos, no que concerne ao uso consciente de recursos naturais.

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