UM MUNDO DE INSETOS

Wellington de Almeida Oliveira, Luiz Gonzaga de Souza Neto, Janielly Carla de Oliveira Barbosa, Brennda Raphaela Dionisio de Aguiar

Resumo


Um desafio vivido por professores é manter a concentração e interesse dos alunos na aula de forma que a sala seja um local propício para aprender de forma interessante, para alcançar esse objetivo às aulas práticas é uma ótima ferramenta. O trabalho propõe relatar uma ação realizada por extensionistas da UFPE-CAV em uma turma de 7° Ano no município da Vitória do Santo Antão. A ação ocorreu em dois dias de encontro. No primeiro dia a professora da disciplina ministrou uma aula teórica sobre insetos, no segundo dia foi realizada a ação pelos extensionistas onde foi elaborada uma aula com uso de espécimes de grupos de insetos da coleção didática da UFPE/CAV e banner que ilustrava diferentes conteúdos trabalhados dentro do tema insetos. Com o banner foi introduzido o conteúdo e trabalhado algumas curiosidades como “insetos de importância econômica” e “insetos vetores de doenças”, nesse momento os estudantes apresentaram interesse na importância econômica, pois muitos deles já haviam consumido o mel produzido por abelhas ou se alimentado de “Tanajura” essa última é uma espécie de formiga da região. O momento em que os meninos demonstraram maior interesse foi com a exposição dos animais onde questionavam sobre a função das estruturas e tiravam dúvidas como “barata consegue voar?” “ insetos são venenosos?”, essa última pergunta mostrou que eles não compreendiam a diferença entre animal venenoso e peçonhento o que foi respondido durante a explicação pelos extensionistas. No final da ação foi notada empolgação por terem entrado em contato com os animais e com o banner, após ter gerado essa empolgação foi exposto um banner com imagens de um crustáceo e uma formiga para que eles colocassem seus rostos no banner e tirassem fotos para guardar de recordação. Levar por último o banner foi interessante, pois os alunos estavam mais relaxados após as atividades anteriores e o momento de tirar foto foi visto como uma descontração. Portanto, a sequência de atividades foi uma boa proposta de intervenção porque aproximou os alunos do conteúdo de forma prática e dinâmica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.