ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PROBLEMATIZANDO UMA AULA DE MAGNETISMO

Marcela Karolinny da Silva Costa

Resumo


O ensino de ciências, em muitas escolas se dá de forma fragmentada e maçante, no qual o livro didático é seguido à risca, sem questionamentos, sem relação, ou até mesmo reação. Essas dificuldades são ainda maiores quando se trata das séries iniciais do ensino Fundamental. Com isso, pretende-se neste trabalho elucidar a importância que tem o ensino de ciências no desenvolvimento cognitivo e social do aluno proporcionando aos estudantes do 5 ano uma aula de Ciência com viés investigativo a partir da problematização de conteúdos relacionados ao magnetismo. A partir dos resultados obtidos foi possível notar que a metodologia usada permitiu aos alunos o desenvolvimento mais claro da criticidade argumentativa e a percepção da Ciência como disciplina interdisciplinar que permite a correlação entre os conceitos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.