ARTE E ENSINO DE CIÊNCIAS: AULA PRÁTICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE ARGILA

Lucas Matos de Lima, Fabíola Arruda dos Santos

Resumo


É visto que os estudantes apresentam dificuldades para a compreensão de diversos conteúdos de ciências, pois são difíceis de serem assimilados. Visando auxiliar alunos do Ensino Fundamental na compreensão de um desses conteúdos (ecossistema), foi realizado uma prática na Escola Municipal Iva Ferreira de Souza, onde se conciliou a ciência e a arte para dinamizar a aula. De início a turma foi organizada em semicírculo para facilitar a comunicação. Logo após a organização, ocorreu a aula teórica em forma de debate, seguida da aula prática em que argila foi utilizada. Com a finalização da atividade foi perceptível a mudança da sala. O interesse, a participação e o aprendizado por parte dos discentes foram muito superiores ao habitual, isso ocorreu porque esse método de aula possibilita que eles vivenciem um momento de socialização e lazer ao mesmo tempo que são encorajados e motivados a raciocinar sobre o assunto abordado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901.