Os princípios invariantes e a resolução de problemas de raciocínio combinatório

Autores

  • Lianny Milenna de Sá Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Ferreira Gomes da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Alina Galvão Spinillo Universidade federal de Pernambuco

Palavras-chave:

raciocínio combinatório, problemas de produto cartesiano, problemas de combinação, invariantes operatórios, crianças

Resumo

O presente artigo, baseado na teoria de Vergnaud e dando continuidade a pesquisas anteriores, investigou se a explicitação dos princípios invariantes do raciocínio combinatório teria um efeito facilitador na resolução de problemas de produto cartesiano e de problemas de combinação. Sessenta crianças (idade média de 8 anos), alunas do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares da cidade de Recife, foram solicitadas a resolver problemas de produto cartesiano e de combinação apresentados em duas situações: problemas sem explicitação dos invariantes (Situação I) e problemas com explicitação dos invariantes em seu enunciado (Situação II). Os resultados mostraram que problemas de produto cartesiano são mais facilmente resolvidos do que os problemas de combinação e que a explicitação dos invariantes favorece a resolução dos problemas de produto cartesiano, contudo, o mesmo efeito não foi observado nos problemas de combinação. Implicações educacionais são discutidas.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Melo, L. M. de S., Silva, J. F. G. da, & Spinillo, A. G. (2016). Os princípios invariantes e a resolução de problemas de raciocínio combinatório. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3890