Análise de imagens em tabelas e gráficos na provinha brasil de matemática

Autores

  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Provinha Brasil de Matemática, gráficos, tabelas, imagens

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar uma análise descritiva realizada sobre imagens empregadas em itens da Provinha Brasil de Matemática que se referem à leitura de dados em gráficos e tabelas. Trata-se de um teste aplicado no início e final do 2º ano do Ciclo de Alfabetização, para crianças com idade em torno dos 7 anos, sendo que suas imagens procuram ser atrativas para este público, bem como um suporte útil para a compreensão do item. O estudo tem delineamento descritivo, sustentado na pesquisa documental. O corpus de análise se constitui das imagens empregadas nos itens referentes a gráficos e tabelas que foram aplicados na Provinha entre 2011 e 2014. Observou-se que as imagens são relativamente apropriadas para as crianças. Ressalta-se, como apontado em estudos anteriores, a importância do cuidado na apresentação de gráficos e tabelas para serem autoexplicativos, com todos os seus elementos, tais como título, categorias e indicativos de variáveis. Salienta-se a importância das imagens serem apresentadas de múltiplas formas, sem necessariamente as categorias estando à esquerda e números à direita ou dados em ordem decrescente, com a finalidade de levar as crianças a darem-se conta que não há uma única forma de sistematizar informações.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SEF, 2012.

CÂMARA, M. Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 100-117, jan./abr. 2013.

CRISTOFOLINI, C. Refletindo sobre a Provinha Brasil a partir das dimensões sociocultural, linguística e cognitiva da leitura. Alfa, São José Rio Preto, SP, v. 56, n. 1, 2012.

FREITAG, R.; ALMEIDA, A.; ROSARIO, M. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 237, 2013.

GALVÃO, E.; NACARATO, A. O letramento matemático e a resolução de problemas na Provinha Brasil, Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p. 81-96, 2013.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GONTIJO, C. Avaliação da alfabetização: Provinha Brasil. Educação Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 3, 2012.

GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, P. Educação Estatística e Avaliações em Larga Escala: uma análise de itens e descritores. In: CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife: UFPE, 2011.

GUIMARÃES, G.; FERREIRA, V. G.; ROAZZI, A. Categorização e representação de dados no ensino fundamental. Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu (MG): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2000.

GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V.; ROAZZI, A. Interpretando e construindo gráficos. Anais da 24ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu (MG): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2001.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial. Brasília: MEC, 2010.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Provinha Brasil de Matemática. Brasília: MEC, 2011.

LOBO, K. Investigando a presença de imagem na resolução de problemas com ideias aditivas na provinha Brasil de matemática. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, 2012.

MANDARINO, M.; COELHO, F. A Provinha Brasil de Matemática: reflexões com base numa aplicação piloto. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2, p. 32, 2011.

MORAIS, A. Políticas de avaliação da alfabetização: discutindo a Provinha Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, 2012.

MUNHOZ, D. P. Provinha Brasil de Matemática: um estudo sobre a aplicação piloto com ênfase no bloco de Grandezas e Medidas. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de PósGraduação em Educação para a Ciência, Bauru, 2012.

GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, P. Tratamento da Informação e Avaliação em Larga Escala nos anos iniciais. In: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP. Anais do I Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2010.

OLIVEIRA, P.; GUIMARÃES, G. A Abordagem Estatística na Provinha Brasil de Matemática. ABAVE, Fortaleza: Publicações, 2011.

PASSOS, C.; NACARATO, A. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar apartir da provinha Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 4, pp. 1147- 1168, 2014.

RAUEN, F. Avaliação da habilidade de inferência em leitura: estudo de caso com uma questão da provinha Brasil. Linguagem e (dis)curso. Tubarão, v. 11, n. 2, 2011.

SILVA, J. A. ; BORBA, R. E. Desempenho de Estudantes em Itens sobre Tratamento da Informação na Provinha Brasil de Matemática. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2015. v. 1. p. 1-14.

Downloads

Publicado

2016-09-17

Como Citar

Silva, J. A. da. (2016). Análise de imagens em tabelas e gráficos na provinha brasil de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/4996