Análise de imagens em tabelas e gráficos na provinha brasil de matemática
Palavras-chave:
Provinha Brasil de Matemática, gráficos, tabelas, imagensResumo
Este artigo tem por objetivo relatar uma análise descritiva realizada sobre imagens empregadas em itens da Provinha Brasil de Matemática que se referem à leitura de dados em gráficos e tabelas. Trata-se de um teste aplicado no início e final do 2º ano do Ciclo de Alfabetização, para crianças com idade em torno dos 7 anos, sendo que suas imagens procuram ser atrativas para este público, bem como um suporte útil para a compreensão do item. O estudo tem delineamento descritivo, sustentado na pesquisa documental. O corpus de análise se constitui das imagens empregadas nos itens referentes a gráficos e tabelas que foram aplicados na Provinha entre 2011 e 2014. Observou-se que as imagens são relativamente apropriadas para as crianças. Ressalta-se, como apontado em estudos anteriores, a importância do cuidado na apresentação de gráficos e tabelas para serem autoexplicativos, com todos os seus elementos, tais como título, categorias e indicativos de variáveis. Salienta-se a importância das imagens serem apresentadas de múltiplas formas, sem necessariamente as categorias estando à esquerda e números à direita ou dados em ordem decrescente, com a finalidade de levar as crianças a darem-se conta que não há uma única forma de sistematizar informações.
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