Etapas de escolha influenciam a resolução de problemas combinatórios? a comparação entre produtos cartesianos e permutações

Autores

  • Danielle Avanço Vega Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

problemas, combinatória, etapas de escolha, produto cartesiano, permutação

Resumo

Uma das variáveis que pode influenciar na resolução dos problemas combinatórios são as etapas de escolha, que, de acordo com Vega (2014), referem-se ao número de escolhas que devem ser efetuadas nos problemas. A base dessa pesquisa é a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud que retrata três dimensões fundamentais de um conceito: os invariantes, as situações que dão significado e as representações simbólicas. A pesquisa foi realizada com 24 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental respondendo a um teste de sondagem que buscou comparar a influência do número de etapas de escolha na resolução de dois tipos de problemas combinatórios: problemas de produto cartesiano e de permutação. Estudos anteriores consideram o problema de produto cartesiano como o de mais fácil resolução para os alunos e o problema de permutação o mais difícil. Como essa pesquisa é um recorte de um estudo maior realizado com 128 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, respondendo a seis tipos de testes de sondagem, que compararam todos os tipos de problemas combinatórios, foi possível verificar uma inversão nos resultados obtidos anteriormente. Percebeu-se que a permutação era mais fácil que o produto cartesiano, quando se controlou o número de etapas de escolha nos problemas combinatórios.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Vega, D. A. (2016). Etapas de escolha influenciam a resolução de problemas combinatórios? a comparação entre produtos cartesianos e permutações. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/4998