Possibilidades de recursos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais

Autores

  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Niedja Pereira Martins Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de probabilidade, Anos iniciais, Recursos para ensinar, Simuladores, Tinkerplots

Resumo

Diversos estudos e documentos têm enfatizado a relevância de conhecimentos sobre Estatística e Probabilidade para orientar ações cotidianas dos cidadãos na sociedade contemporânea, a qual demanda o uso frequente de dados, a sua manipulação e interpretação para a tomada de decisões. Um grande desafio para um ensino de Probabilidade que seja efetivo para os estudantes é a superação do uso de metodologias tradicionais que enfatizam procedimentos mecânicos e repetitivos. Assim, ao invés de um ensino associado apenas à resolução de cálculos vinculados a algoritmos, faz-se necessários a exploração de diferentes recursos que auxiliem na aprendizagem significativa de conceitos e processos associados à Probabilidade. Neste artigo são desenvolvidas algumas reflexões sobre a importância de uma concepção mais abrangente de recurso para o ensino de Probabilidade. Focalizamos dados de pesquisas que investigaram particularmente possibilidades de uso do software TinkerPlots como um recurso tecnológico educacional para ensinar conceitos probabilísticos. No âmbito da discussão destaca-se que um recurso muito importante para a superação de alguns dos desafios do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais é a pessoa do professor que precisa exercer seu protagonismo para o desenvolvimento da Educação Estatística com um todo.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Education pela University of Warwick, Inglaterra Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco –Brasi

Maria Niedja Pereira Martins, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal Instituto de Educação –Universidade de Lisboa – Lisboa – Portugal

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Monteiro, C. E. F., & Martins, M. N. P. (2016). Possibilidades de recursos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(1). Recuperado de http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/5015