Possibilidades de recursos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais
Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de probabilidade, Anos iniciais, Recursos para ensinar, Simuladores, TinkerplotsResumo
Diversos estudos e documentos têm enfatizado a relevância de conhecimentos sobre Estatística e Probabilidade para orientar ações cotidianas dos cidadãos na sociedade contemporânea, a qual demanda o uso frequente de dados, a sua manipulação e interpretação para a tomada de decisões. Um grande desafio para um ensino de Probabilidade que seja efetivo para os estudantes é a superação do uso de metodologias tradicionais que enfatizam procedimentos mecânicos e repetitivos. Assim, ao invés de um ensino associado apenas à resolução de cálculos vinculados a algoritmos, faz-se necessários a exploração de diferentes recursos que auxiliem na aprendizagem significativa de conceitos e processos associados à Probabilidade. Neste artigo são desenvolvidas algumas reflexões sobre a importância de uma concepção mais abrangente de recurso para o ensino de Probabilidade. Focalizamos dados de pesquisas que investigaram particularmente possibilidades de uso do software TinkerPlots como um recurso tecnológico educacional para ensinar conceitos probabilísticos. No âmbito da discussão destaca-se que um recurso muito importante para a superação de alguns dos desafios do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais é a pessoa do professor que precisa exercer seu protagonismo para o desenvolvimento da Educação Estatística com um todo.
Referências
ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher Education. Journal for Mathematics Teacher Education, Dordrecht, v. 3, n. 3, p. 205-24, 2000.
BATANERO, C. Significados de La Probabilidad en la Educación Secundaria. RELIME: Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Ciudad do Méxido, v. 8, n. 3, p. 247-263, 2005.
BATISTA, R. C. É a moeda que diz, não é a gente que quer não: conhecimentos probabilísticos de crianças em situações de jogos. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
BEN-ZVI, D.; MAKAR, K.; BAKKER, A.; ARIDOR, K. Children’s emergent inferential reasoning about samples in an inquiry-based environment. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 17., 2011, Rzeszów: Poland. Proceedings... Rzeszów, 2011. p. 745-754.
BORBA, R.; BATISTA, R.; AZEVEDO, J. Levantando Possibilidades para o Desenvolvimento dos Raciocínios Probabilístico e Combinatório de Crianças em Anos Iniciais de Escolarização. In: BORBA, R.; GUIMARÃES, G. (Org.). Pesquisa e Atividades para o aprendizado matemático na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: SBEM, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRYAN, B. Using simulation to model real world problems. INTERNATIONAL ASSOCIATION OF STATISTICAL EDUCATION (IASE). ICOTS, 2., 1986. Victoria: Canadá. Anais... Victoria: International Statistical Institute, 1986. p. 86-90. Disponível em: <http://iase-web.org./documents/papers/icots2/Bryan.pdf> Acesso em: 12 fev. 2016.
BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s Understanding of Probability: a literature review. London: Nuffield Foundation, 2012. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_ FINAL.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2016.
CAMPOS, S. G. V. B.; NOVAIS, E. S. Jogos e brincadeiras para ensinar e aprender Probabilidade e Estatística nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, 10., 2010, Salvador: BA. Anais... Salvador, 2010. p. 1-9.
CARVALHO, C.; FERNANDES, J. A. Revisitando o conceito de Probabilidade com um olhar da Psicologia. Quadrante, Lisboa, v. 14, n. 2, p. 71-88, 2005.
CAZORLA, I.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetórias e perspectivas da educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT 12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44.
COUTINHO, C. Q. S. Introduction aux situations aléatoires dès le Collège: de la modélisation à la simulation d’expériences de Bernoulli dans l’environnement informatique Cabri-géomètre II. Grenoble, 2001. 338 p. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) -- Université Joseph Fourier, Grenoble I, 2001.
COUTINHO, C. Q. S. Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED, 25., 2002, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: Anped, 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/25/tp251.htm#gt19>. Acesso em: 29 jun. 2009.
DAMAS, E.; OLIVEIRA V.; NUNES, R.; SILVA, L. Alicerces da Matemática. Guia prático para professores e educadores. Porto: Areal Editores, 2010.
DIAS, R. A.; FREITAS, A. V.; VICTER, E. F. Noções de Probabilidade na Educação Básica: atividades interdisciplinares. Areté, Manaus, v. 8, n. 16, p. 61-75, 2015.
KAZAK, S.; KONOLD, C. Development of ideas in data and chance through the use of tools provided by computer-based technology. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION OF STATISTICAL EDUCATION (IASE). ICOTS, 8., 2010, Slovenia, Anaiseletrônicos…Slovenia: International Statistical Institute, 2010. Disponível em: < http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/icots8/ICOTS8_8D2_KAZAK.pdf >. Acesso em: 9 fev. 2016.
KAZIMA, M.; ADLER, J. Mathematical knowledge for teaching: adding to the description through a study of probability in practice. Pythagoras, Durbanville, n. 63, v. 46, p. 46-59, 2006.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KONOLD, C. Designing a data tool for learners. In: LOVETT, M.; SHAH, P. (Ed.). Thinking with data. New York: Taylor & Francis, 2007. p. 267-291.
KONOLD, C.; MILLER, C. TinkerPlots: Dynamic data exploration. TinkerPlots Help Version 2.0, Emeryville, CA: Key Curriculum Press, 2012. Disponível em: <http://www.srri.umass.edu/sites/srri/files/tinkerplots2help/index.html?device_options.ht m>. Acesso em: 18 fev. 2016.
LOPES, C. A Educação Estocástica na Infância. Revista Eletrônica de Educação, Lisboa, v. 6, p. 160-174, 2012.
LOPES, C. E.; MEIRELLES, E. Estocástica nas séries iniciais. In: ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 18., 2005, Campinas, Anais... Campinas: Lem/Imecc/Unicamp. 2005. p. 1-8. Disponível em: <http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2016.
MARTINS, M. N. P. Professores compreendendo noções de amostragem com o software TinkerPlots 2.0. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
MAXARA, C.; BIEHLER, R. Students’ simulation and modelling competence after a computer-intensive elementary course in statistics and probability. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION OF STATISTICAL EDUCATION (IASE). ICOTS, 7., 2006. Bahia - Brasil, Anais eletrônicos… Bahia: International Statistical Institute, 2006. Disponível em: <http://iase-web.org./documents/papers/icots7/7C1_MAXA.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2016.
MILLS, J. Using Computer Simulation Methods to Teach Statistics: a review of the literature. Journal of Statistics Education, Alexandria, v. 10, n. 1, 2002.
OLIVEIRA, S.; CAZORLA, I. Ensinando probabilidades no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 24, n. 13, p. 3-6, 2008.
PESSOA, C; BORBA, R. O Desenvolvimento do raciocínio combinatório na escolarização básica. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 1, n. 1, 2010.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A origem da ideia do acaso na criança. Rio de Janeiro: Record, 1951.
SANTANA, M. R. M. O acaso, o provável, o determinístico: um estudo sobre concepções e práticas de professores do Ensino Fundamental. 2011. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
SANTANA, M. R. M.; BORBA, R. Como a probabilidade tem sido abordada nos livros didáticos de Matemática de anos iniciais de escolarização. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador: Anais…Salvador: ENEM, 2010. p. 1- 11.
SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SOUZA, G. O. Explorações de estudantes do 9º ano sobre o conceito de probabilidade com o software TinkerPlots 2.0. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
SOUZA, L. O.; LOPES, C. E. O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 24, n. 40, p. 659-677, 2011.
SPINILLO, A. G. Noções iniciais das crianças sobre probabilidade. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto, n. 1, p. 47-68, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

