Integração da Tecnologia: um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um curso de Pedagogia

Autor/innen

  • Katiane de Moraes Rocha Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marilena Bittar Pós-doutorado em Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Mato Grosso do Sul – Brasil

Abstract

Em nosso trabalho investigamos como e quais conhecimentos são mobilizados ou construídos tendo em vista a integração da tecnologia na prática de futuros professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais. O professor está no centro desse processo de integração de recursos no processo de ensino e, para tanto, ele deve se apropriar desses recursos para usá-los em suas aulas. Tal apropriação exige que o professor construa conhecimentos para o uso desses artefatos, esse processo, pautado na Teoria da Instrumentação, é denominado de gênese instrumental. Essa teoria permiti compreender as situações em que a ação do sujeito é mediada por um instrumento. Na nossa pesquisa, estas situações envolveram questões da prática dos professores e, nesse sentido, a Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo (TPACK) nos forneceu elementos que ajudaram a compreender o processo de construção de conhecimentos que objetiva a integração da tecnologia na prática pedagógica de professores.

Veröffentlicht

2016-06-29

Zitationsvorschlag

Rocha, K. de M., & Bittar, M. (2016). Integração da Tecnologia: um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um curso de Pedagogia. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Abgerufen von http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2254

Ausgabe

Rubrik

RESUMOS DE TESES, DISSERTAÇÕES e MONOGRAFIAS (Edição Temática)