A Aprendizagem da média aritmética simples a partir de materiais didáticos distintos: uma comparação entre duas propostas de ensino
Schlagworte:
média aritmética, ambiente computacional, material manipulativo, estudo comparativo, ensino fundamentalAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise comparativa entre dois estudos que investigaram a formação do conceito de média aritmética simples. Os estudos foram realizados com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental (antiga 4a série) de uma mesma escola pública situada em uma zona central da cidade de São Paulo. Os estudos utilizaram os mesmos instrumentos diagnósticos (pré e pós-testes) e trabalharam as mesmas atividades (situações-problema) em suas intervenções de ensino. Eles, porém, diferiram quanto ao material didático utilizado: um trabalhou em ambiente computacional, com o software Tabletop, e o outro usou material manipulativo, especificamente uma tábua de gráfico, feita de chapa galvanizada, acompanhada de ímãs com formas e cores distintas. Os resultados apontam que os alunos que usaram material manipulativo tiveram melhores desempenhos nas atividades de média do que os que trabalharam com o Tabletop. Essa diferença, porém, não foi estatisticamente significativa. O comportamento dos estudantes de ambos os grupos nos testes seguiu a mesma tendência, tanto no que tange ao acerto quanto ao erro. O estudo conclui que as intervenções interferiram positivamente no processo de abstração, do tipo pseudo-empírica, desses estudantes.
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