O ensino de gráficos e tabelas na perspectiva da teoria da atividade
Palavras-chave:
teoria da atividade, ensino de matemática, educação estatística, ensino de gráficos e tabelas, formação de professores de matemáticaResumo
O presente estudo teve como objetivo central analisar atividades dirigidas ao ensino de gráficos e tabelas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando elementos da Teoria da Atividade, de Leontiev (1978, 2012). Realizamos um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de questionários e entrevistas com os professores, bem como da observação direta de suas práticas. Partimos do princípio de que o comprometimento do professor com um ensino de qualidade é necessário, mas não suficiente, sendo indispensável o domínio do que pretende ensinar e a seleção criteriosa de estratégias que possibilitem a construção de conhecimento pelo aluno, considerando-se os diferentes momentos que compõem uma atividade, começando pela motivação e finalizando pelo seu controle. Como resultado evidenciamos que os professores não demonstraram a devida compreensão acerca dos objetivos do trabalho com gráficos e tabelas em sala de aula, seja em suas especificidades, seja nas relações entre eles, o que compromete a qualidade de ensino desses conteúdos. Temos, em uma mesma escola, professores com práticas que pouco se assemelham, na relação com o conteúdo ou com os alunos, não sendo possível considerá-la como um todo, quanto à qualidade de seu ensino, considerando-se a perspectiva da teoria de Leontiev.
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