Qualidade e rentabilidade: um estudo aplicado nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v8i3.139-156Palavras-chave:
qualidade, desempenho financeiro, retorno sobre o ativo, retorno sobre o investimentoResumo
Devido à sua importância para a continuidade das empresas, pesquisas têm focado no tema qualidade, tanto na busca de uma definição e práticas ideais, quanto no seu impacto nas operações da empresa. Tendo como objetivo verificar empiricamente a possível existência de relação entre qualidade e desempenho financeiro das empresas, esta pesquisa, como o estudo de Forker, Vickery e Droge (1996), também se concentrou em apenas um setor econômico, neste caso, o de distribuição de energia elétrica do Brasil. O período de análise foi de 2001-2006. Os indicadores de qualidade utilizados foram o DEC e o FEC e como indicadores de rentabilidade o ROA e o ROI. Para as análises foi empregado o teste de hipótese para duas médias de amostras independentes. Com os resultados obtidos não é possível afirmar que há diferença de desempenho financeiro entre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras que oferecem melhor qualidade nesse serviço e aquelas que apresentam o mesmo de pior qualidade, dessa forma, não é possível afirmar que um serviço de melhor qualidade propicia um desempenho financeiro melhor. Tais resultados diferenciam-se de estudos como o de Forker, Vickery e Droge (1996), que aponta um desempenho financeiro superior para as empresas com produtos de melhor qualidade em relação às demais.Downloads
Publicado
28.11.2016
Edição
Seção
Artigos
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