FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE VAREJO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v13i1.85-109Resumo
O processo de formação de preço de venda revela-se como muito importante e
essencial para as empresas do comércio varejista, pois influencia diretamente em seus resultados. A presente pesquisa parte do pressuposto de que a compreensão e utilização correta dos métodos de formação do preço de venda dos produtos podem auxiliar na obtenção de melhores resultados. Neste sentido, torna-se fundamental que os gestores possuam conhecimento sobre os métodos de formação de preço condizente com o mercado de atuação e, principalmente, com os objetivos organizacionais. Logo, o objetivo deste estudo busca medir o nível de conhecimento dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de João pessoa/PB sobre os métodos de formação de preço de venda. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário do tipo Likert com escala de cinco pontos. A análise dos dados foi feita através da estatística descritiva e inferencial. Os resultados encontrados evidenciaram a falta de conhecimento e a deficiência, por parte dos gestores, sobre os métodos de formação de preço de venda, porém quanto maior o grau de escolaridade do gestor, maior será o nível de conhecimento sobre os métodos de precificação.
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