FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE VAREJO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

Auteurs-es

  • Antônio Moreira Nicolau Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Adilson Celestino de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v13i1.85-109

Résumé

O processo de formação de preço de venda revela-se como muito importante e
essencial para as empresas do comércio varejista, pois influencia diretamente em seus resultados. A presente pesquisa parte do pressuposto de que a compreensão e utilização correta dos métodos de formação do preço de venda dos produtos podem auxiliar na obtenção de melhores resultados. Neste sentido, torna-se fundamental que os gestores possuam conhecimento sobre os métodos de formação de preço condizente com o mercado de atuação e, principalmente, com os objetivos organizacionais. Logo, o objetivo deste estudo busca medir o nível de conhecimento dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de João pessoa/PB sobre os métodos de formação de preço de venda. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário do tipo Likert com escala de cinco pontos. A análise dos dados foi feita através da estatística descritiva e inferencial. Os resultados encontrados evidenciaram a falta de conhecimento e a deficiência, por parte dos gestores, sobre os métodos de formação de preço de venda, porém quanto maior o grau de escolaridade do gestor, maior será o nível de conhecimento sobre os métodos de precificação.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-06

Numéro

Rubrique

Artigos