MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020008Resumo
Buscou-se nesta pesquisa analisar o nível de motivação dos discentes em Ciências Contábeis e a relação com as características demográficas como base a Teoria da Autodeterminação, assim como identificar outros motivos que os levaram a escolher o curso. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário a 339 discentes do curso de Ciências Contábeis em cinco universidades. Os resultados constataram um elevado nível de motivação intrínseca, a qual está relacionada a fazer algo pelo prazer e pela realização pessoal, e, pela satisfação de aprender e por entender o que quer do futuro. No entanto, as razões mencionadas pelos participantes para realização do curso estavam alinhadas à motivação extrínseca, relacionadas às expectativas com oportunidades no mercado de trabalho e abrangência nas áreas de atuação. Constatou-se ainda que um maior nível de motivação intrínseca está associado aos estudantes de maiores faixas etárias, do gênero feminino e dos períodos iniciais do curso.
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