MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Authors

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares PUC Minas
  • Nailce Boas da Silva Amorim

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020008

Abstract

Buscou-se nesta pesquisa analisar o nível de motivação dos discentes em Ciências Contábeis e a relação com as características demográficas como base a Teoria da Autodeterminação, assim como identificar outros motivos que os levaram a escolher o curso. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário a 339 discentes do curso de Ciências Contábeis em cinco universidades. Os resultados constataram um elevado nível de motivação intrínseca, a qual está relacionada a fazer algo pelo prazer e pela realização pessoal, e, pela satisfação de aprender e por entender o que quer do futuro. No entanto, as razões mencionadas pelos participantes para realização do curso estavam alinhadas à motivação extrínseca, relacionadas às expectativas com oportunidades no mercado de trabalho e abrangência nas áreas de atuação. Constatou-se ainda que um maior nível de motivação intrínseca está associado aos estudantes de maiores faixas etárias, do gênero feminino e dos períodos iniciais do curso.

Author Biography

Ana Carolina Vasconcelos Colares, PUC Minas

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

References

ARAÚJO, Marcelo Daiha Castro; SANTANA, Claudio Moreira. Análise das Percepções e expectativas dos alunos de ciências contábeis na universidade de Brasília quanto ao perfil do professor e inserção no mercado de trabalho. In: Anais... Congresso USP de Contabilidade e Controladoria: São Paulo, 2008.

BECK, F.; RAUSH, R. B. Fatores que influenciam o processo ensino aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 38-58, 2015.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1 recurso online ISBN 9788522478231, 2013.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científi-cos. São Paulo: Atlas. xiv, 171 p. ISBN 9788522476084, 2013.

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, S. E. R. Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 415-422, 2007.

CARMO, Carlos Roberto Souza; MIRANDA, Gilberto José; LEAL, Edvalda Araújo. Motivação discente para a aprendizagem das disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Registro Con-tábil, v. 3, n. 3, p. 123-143, 2012.

CARMO, Carlos Roberto Souza. Motivação para aprendizagem no curso de Ciências contá-beis: um estudo comparativo entre alunos da modalidade presencial e a distância, referente a disciplina de Controladoria. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Susten-tabilidade, v. 4, n. 2, p. 76-95, 2014.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: Congresso Nacional De Educação, 9. Encontro Sul Brasileiro De Psicopedagogia, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil. Disponível em: <https://profeltonorris.files.wordpress.com- books.google.com, 2003.

COLARES, Ana Carolina Vasconcelos; CASTRO, Mariana Camilla Coelho Silva; CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; BARBOSA Neto, João Estevão. Motivação docente na pós-graduação stricto sensu: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, USP, São Paulo, v. 30, n. 81, p. 381-395, set./dez. 2019.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SÃO PAULO. Ciências Contábeis é o quarto curso mais procurado segundo o Mec. Disponível em: <https://crc-sp.jusbrasil.com.br/noticias/138758656/ciencias-contabeis-e-o-quarto-curso-mais-procurado-segundo-o-mec>. Acesso em nov. 2019. São Paulo, 2014.

DECI, E. L. Effects of externally mediated rewards on intrinsic motivation. Journal of Personality and Social Psychology, 18 (1), p. 105-115, 1971.

DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli, MOGNON, Jocemara Ferreira; LIMA, Thatiana Helena de; CUNHA, Neide Brito. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 283-290, 2018.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FERNET, C.; SENECAL, C.; GUAY, F.; MARSH, H.; & DOWSON, M. The work tasks motivation scale for teachers (WTMST). Journal of Career assessment, 16 (2), p. 256, 2008.

FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva, v. 29, n. 1, p. 161-191, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUIMARÃES, Sueli E.; BZUNECK, José Aloyseo. Propriedades psicométricas de uma medida de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca: um estudo exploratório. Psico-USF, v. 7, n. 1, p. 01-08, 2002.

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BZUNECK, José Aloyseo; SANCHES, Samuel Fabre. Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6, n. 1, p. 11-19, 2002.

GUIMARÃES, Sueli Édi; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação Intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da Autodeterminação. Psico-logia: reflexão e crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004.

LAGIOLA, Umbelina Cravo Teixeira, SANTIAGO, Hugo Leonardo Ferraz; GOMES, Rafael Barbosa; RIBEIRO FILHO, José Francisco. Uma investigação sobre as expectativas dos estu-dantes e o seu grau de satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis. Revista Con-temporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 121-138, jul, 2008.

LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CARMO, Carlos Roberto Souza. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 62, p. 162-173, 2013.

LENS, Willy; MATOS, Lennia; VANSTEENKISTE, Maarten. Professores como fontes de motivação dos alunos: o quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Educação, v. 31, n. 1, 2008.

LOPES, Laerson Morais Silva; PINHEIRO, Francisco Marton Gleuson; SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da; ABREU, Emmanuel Sousa de. Aspectos da motivação intrínseca e extrínseca: uma análise com discentes de Ciências Contábeis da Bahia na perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 1, n. 1, p. 21-39, 2015.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, p. 47-69. 2009. Disponível em: https://scholar.google.com.br. Acesso em: nov. 2019.

MARINS, Luiz. Desmistificando a Motivação. São Paulo: Harbra, 2007.

MASIERO, Gilmar. Administração de empresas. 3. São Paulo Saraiva. 1 recurso online ISBN 9788502177543, 2012.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de administração introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. Rio de Janeiro LTC 1 recurso online ISBN 978-85-216-2751-7, 2014.

MOREIRA, Herivelto. A investigação da motivação do professor: a dimensão esquecida. Revista Educação e Tecnologia. Campinas, n. 1, p. 88-96, 1997.

NEVES, Edna Rosa Correia; BORUCHOVITCH, Evely. A motivação de alunos no contexto da progressão continuada. Psicologia: teoria e pesquisa, 2004.

OLÍMPO, Eliana. A transferência na relação professor-aluno na adolescência. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2015.

OLIVEIRA, Plícia Araújo; THEOPHILO, Carlos Renato; BATISTA, Igor Veloso Colares; SOARES, Simarly Maria. Motivação sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação: um estudo da motivação de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Anais... São Paulo, 2010.

PIZANI, J., Barbosa-Rinaldi, I. P., MIRANDA, A. C. M., & Vieira, L. F. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 38 (3), p. 259-266, 2016.

REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. 4. Rio de Janeiro, 2006.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic de nitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 54-67, 2000a.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychological Association, 55 (1), p. 68–78, 2000b.

SOBRAL, Dejano T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 25-31, 2003.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; BLAIS, M. R.; BRIÈRE, N. M.; SENECAL, C.; VALLIERES, E. F. The Academic Motivation Scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement 52, 1003-1017, 1992.

Published

2020-12-19