PREPARADOS PARA VIDA (FINANCEIRA)?
UM LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE LETRAMENTO FINANCEIRO DOS ALUNOS INGRESSANTES DE UMA IES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2023.v17.e-023011Palavras-chave:
letramento financeiro, bem-estar financeiro, estudantes universitáriosResumo
O presente trabalho objetivou identificar o letramento financeiro dos alunos ingressantes de uma Instituição de Ensino Superior do agreste pernambucano, investigando se existe relação com suas características socioeconômicas. Para tanto, por meio de entrevista presencial, foi aplicado questionário adaptado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2011), composto por 82 questões. A amostra foi formada por 128 estudantes de primeiro e segundo período. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e os testes anova (Análise de Variância), seu post-hoc de Tukey e o Qui-Quadrado de Fisher, adotados levando em consideração o objetivo, os tipos dos dados e as características da amostra. Os resultados direcionam a um letramento financeiro médio melhor dos indivíduos da amostra do que as dos observados pela OCDE (OECD 2016; 2020), onde, especificamente, apenas o comportamento financeiro foi inferior. Ao associar as respostas das questões e as pontuações com as características socioeconômicas, dentre os resultados, destaca-se a necessidade de estimular a inclusão financeira por meio da possibilidade de maior conhecimento e aquisição de produtos financeiros, além de ações que melhorem o nível de conhecimento financeiro das mulheres. Isto posto, entende-se como relevante investigar o letramento financeiro dos estudantes, levando em consideração suas características socioeconômicas. Pois, dessa forma, é possível chegar a diagnósticos mais apurados, que podem direcionar às ações mais eficazes, seja por meio de políticas públicas, regulatórias ou até por instituições de ensino.
Referências
Amadeu, J. R. (2009). A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. (Dissertação de mestrado). Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/820
Atkinson, A., Mckay, S., Collard, S., & Kempson, E. (2007). Levels of Financial Capability in the UK. Public Money and Management, 27(1), 29–36. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9302.2007.00552 .x>. Acesso em: 15 out. 2018. https://doi.org/10.1111/j.1467-9302.2007.00552.x
Bačová, M., Čonková, M., & Bričová, Z. (2013). Financial Literacy of Students in Slovak Republic. The 7th International Days of Statistics and Economics, Prague. Disponível em: <https://msed.vse.cz/files/2013/177-Bacova-Monika-paper.pdf>. Acesso em: 15 set. 2018.
Banco Central do Brasil. (2014). Programa de Educação Financeira. Apresenta o programa de educação financeira desta instituição. Brasília: BACEN, 2014. Disponível em: <http://www.bacen.gov.br/?PEF-BC>.
Banco Central do Brasil. (2017). Série Cidadania Financeira: estudos sobre Educação, Proteção e Inclusão (5a ed.). Brasília: Banco Central do Brasil. Acesso em: https://www.bcb.gov.br/nor/relincfin/serie_cidadania_financeira_pesquisa_infe_br_%200443_2017.pdf
Bernanke, B. S. (2011). News & Events>2011 Testimony. Board of Governors of the Federal Reserve System.
Beverly, S. G., & Burkhalter, E. K. (2005). Improving the financial literacy and practices of youths. Children & Schools, 27(2), 121–124. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1093/cs/27.2.121>. Acesso em: 11 out.2018. https://doi.org/10.1093/cs/27.2.121
Brasil. (2010). Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: <<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm>. Acesso em: 13 out. 2018.
Brown, M., & Graf, R. (2013). Financial literacy and retirement planning in Switzerland. Numeracy, 6(2), 6. http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.6
Chan, C. C., Lai, M. K., Ng, E. C., & Lau, W. S. (2013). A review of features and outcomes of the Hong Kong Child Development Fund. China Journal of Social Work, 6(2), 127-148. https://doi.org/10.1080/17525098.2013.798240
Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial services review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7
Clarke, M. C., Heaton, M. B., Israelsen, C. L., & Eggett, D. L. (2005). The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 321-340. https://doi.org/10.1177/1077727X04274117
Dew, J. (2008). Debt change and marital satisfaction change in recently married couples. Family Relations, 57(1), 60-71. https://doi.org/10.1111/j.1741-3729.2007.00483.x
Hogarth, J. M. (2002). Financial literacy and family and consumer sciences. Journal of Family and Consumer Sciences, 94(1), 14-28. Disponível em: <https://www.consumerinterests.org/assets/docs/CIA/CIA2002/hogarthhilgert_financial%20knowledge.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.
Huston, S. J. (2010). Measuring financial literacy. Journal of consumer affairs, 44(2), 296-316. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x
Jorgensen, B. L. (2007). Financial literacy of college students: Parental and peer influences. (Tese de doutorado). Virginia Polytechnic Institute and State University, Bracksburg, Virginia, EUA. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10919/35407
Lakatos, E. M., & Marconi, M. D. A. (2001). Ciência e conhecimento científico. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 74-81.
Liao, T. F., & Cai, Y. (1995). Socialization, life situations, and gender-role attitudes regarding the family among white American women. Sociological Perspectives, 38(2), 241-260. https://doi.org/10.2307/1389292.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics & Finance, 10(4), 509-525. https://doi.org/10.1017/s147474721100045x
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2014). The economic importance of financial literacy: Theory and evidence. American Economic Journal: Journal of Economic Literature, 52(1), 5-44. https://doi.org/.1257/jel.52.1.5
Lusardi, A., Mitchell, O. S. & Curto, V. (2010), Financial Literacy among the Young. Journal of Consumer Affairs. V. 44, P. 358–380. Disponível em: <https://www.dartmouth.edu/~alusardi/Papers/Financial_literacy_young.pdf> Acesso em: 10 out. 2018.
Lusardi, A., & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics & Finance, 14(4), 332-368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232
Lusardi, A., & Wallace, D. (2013). Financial Literacy and quantitative reasoning in the high school and college classroom. Numeracy, 6(2), 1. http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.1
Mandell, L. (2008). Financial literacy of high school students. In: Xiao, J.J. (eds) Handbook of Consumer Finance Research. Springer, New York, NY. https://doi.org/10.1007/978-0-387-75734-6_10.
Noctor, M., Stoney, S. & Stradling, R. (1992) Financial Literacy, a report prepared for the National Westminster Bank, London. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/2f85/658e95cd3349765881afbaaec447e4b6ef27.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.
Norvilitis, J. M., & MacLean, M. G. (2010). The role of parents in college students' financial behaviors and attitudes. Journal of Economic Psychology, 31(1), 55-63. https://doi.org/10.1016/j.joep.2009.10.003
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2011). Measuring Financial Literacy: Questionnaire and Guidance Notes for Conducting an Internationally Comparable Survey of Financial Literacy. Paris: OCDE. Disponível em: URL do documento. Acesso em: 01 set. 2018.
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2012). High-level principles on national strategies for financial education. Disponível em:<https://www.oecd.org/finance/financial-education/OECD-INFE-Principles-National-Strategies-Financial-Education.pdf>. Acesso em: 27 set. 2018.
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2016). International Survey of Adult Financial Literacy Competencies. Paris: OECD Publishing. Recuperado de: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/OECD-INFE-International-Survey-of-Adult-FInancial-Literacy-Competencies.pdf
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2017). PISA 2015 Results: Students' financial literacy. Paris: OECD Publishing. Recuperado de: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264270282-en.pdf?expires=1638889810&id=id&accname=guest&checksum=35AC473E0059921219BDC7218BB2ECEF
Organisation for Economic Co-operation and Development. (2020). OECD/INFE 2020 international survey of adult financial literacy. recuperado de: https://www.oecd.org/financial/education/oecd-infe-2020-international-survey-of-adult-financial-literacy.pdf
Opletalova, A. (2015). Financial education and financial literacy in the Czech education system. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 171, 1176-1184. Disponível em: aaaaaa<https://www.researchgate.net/publication/275530310_Financial_Education_and_Financaaaaaa ial_Literacy_in_the_Czech_Education_System>. Acesso em: 07 set. 2018. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.229
Pinto, M. B., Parente, D. H., & Mansfield, P. M. (2005). Information learned from socialization agents: Its relationship to credit card use. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 357-367. https://doi.org/10.1177/1077727X04274113
Roy Morgan Research. (2003). ANZ survey of adult financial literacy in Australia: final report. Recuperado de https://www.anz.com.au/content/dam/anzcomau/documents/pdf/aboutus/2003-adult-financial-literacy-survey-full-results.pdf
Salim, F. (2020). Analysis of the Role of Financial Technology in Supporting the Financial Inclusion Program. In: African International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2., 2020, Harare, Zimbabwe. Proceedings of the 2nd African International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Harare, Zimbabwe: IEOM Society International, 2020. p. 3182-3185. Disponível em: https://ieomsociety.org/harare2020/papers/711.pdf. Acesso em: 1 nov. 2023.
Sena, F. D. L. (2017). Educação financeira e estatística: estudo de estruturas de letramento e pensamento. 2017. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20154
Trindade, L. B. (2017). A Educação Financeira nos anos finais da educação básica: uma análise na perspectiva do livro didático. 2017. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20032
Tsai, L. C., Witte, S. S., Aira, T., Altantsetseg, B., & Riedel, M. (2011). Piloting a savings-led microfinance intervention with women engaging in sex work in Mongolia: Further innovation for HIV risk reduction. The open women's health journal, 5, 26. https://doi.org/10.2174/1874291201105010026
Vergara, S. C. (2004). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.
Xiao, J. J., Tang, C., Serido, J., & Shim, S. (2011). Antecedents and consequences of risky credit behavior among college students: Application and extension of the theory of planned behavior. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 239-245. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/259925062>. Acesso em: 29 set. 2018. https://doi.org/10.1509/jppm.30.2.239
Xu, S., Xiong, Z., & Jiao, L. (2019). Financial literacy and household investment performance: evidence from china. Transformations in Business & Economics, 18(2).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Maria da Silva, Kécia da Silveira Galvão, Livia Santos Oliveira, Diane Gomes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.