FATORES QUE DETERMINAM A EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS DE GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Marcio Andre Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Reis Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Otávio Ribeiro Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v2i4.62-81

Palavras-chave:

Capital de Giro, Pequenas e Médias Empresas, Regressão Logística.

Resumo

Esta pesquisa, exploratória e descritiva, teve por objetivo analisar os fatores que determinam a existência de políticas de gestão financeira de curto prazo em pequenas e médias empresas. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 37 empresas, pertencentes a 12 setores da economia. Analisou-se se há uma relação logística entre a empresa possuir uma política, formal ou informal, de gestão do capital de giro e as variáveis porte, tempo dedicado às atividades inerentes à gestão do capital de giro, tempo de atuação no mercado, experiência na área por parte dos gestores, natureza jurídica e nível superior. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que as variáveis tempo dedicado à gestão do capital de giro, tempo de atuação no mercado e experiência dos gestores na área não constituem fatores explicativos da existência de políticas de capital de giro. Evidências mostram que empresas com maior faturamento, que possuem gestores com curso superior e que são constituídas sob a forma de sociedade anônima têm maior probabilidade de adotar uma política, formal ou informal, de gestão do capital de giro. Suspeita-se, portanto, que a ausência de uma política de capital de giro seja a principal causa dos altos índices de mortalidade das pequenas empresas, apontados na pesquisa realizada pelo Sebrae.

Biografia do Autor

Marcio Andre Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Contabilidade, Mestre e Doutorando em Administração (Finanças); Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba.

Márcia Reis Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduada, Mestre e Doutoranda em Contabilidade; Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Otávio Ribeiro Medeiros, Universidade de Brasília

Engenheiro, mestre e doutor em economia; Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

08.02.2009