FATORES QUE DETERMINAM A EXISTÊNCIA DE POLÍTICAS DE GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autori

  • Marcio Andre Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Reis Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Otávio Ribeiro Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v2i4.62-81

Parole chiave:

Capital de Giro, Pequenas e Médias Empresas, Regressão Logística.

Abstract

Esta pesquisa, exploratória e descritiva, teve por objetivo analisar os fatores que determinam a existência de políticas de gestão financeira de curto prazo em pequenas e médias empresas. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 37 empresas, pertencentes a 12 setores da economia. Analisou-se se há uma relação logística entre a empresa possuir uma política, formal ou informal, de gestão do capital de giro e as variáveis porte, tempo dedicado às atividades inerentes à gestão do capital de giro, tempo de atuação no mercado, experiência na área por parte dos gestores, natureza jurídica e nível superior. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que as variáveis tempo dedicado à gestão do capital de giro, tempo de atuação no mercado e experiência dos gestores na área não constituem fatores explicativos da existência de políticas de capital de giro. Evidências mostram que empresas com maior faturamento, que possuem gestores com curso superior e que são constituídas sob a forma de sociedade anônima têm maior probabilidade de adotar uma política, formal ou informal, de gestão do capital de giro. Suspeita-se, portanto, que a ausência de uma política de capital de giro seja a principal causa dos altos índices de mortalidade das pequenas empresas, apontados na pesquisa realizada pelo Sebrae.

Biografie autore

Marcio Andre Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Contabilidade, Mestre e Doutorando em Administração (Finanças); Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba.

Márcia Reis Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduada, Mestre e Doutoranda em Contabilidade; Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Otávio Ribeiro Medeiros, Universidade de Brasília

Engenheiro, mestre e doutor em economia; Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Pubblicato

2009-02-08