Investimentos em Marketing Cultural: Um Estudo Sobre Seus Efeitos no Preço das Ações da Petrobrás S/A

Autores

  • José Alberto Siqueira Brandão Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia UFPE

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i3.18-34

Palavras-chave:

marketing cultural, mercado de capitais, informação contábil

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal verificar a existência de relação entre os investimentos em marketing cultural e a evolução do preço das ações da Petrobrás S/A, indicando ser este um dos efeitos não esperados pelo investimento em patrocínio cultural. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados secundários disponíveis em documentos institucionais e de pesquisas na internet. A análise abrange o período de 2002 e 2006. A análise confirmou a premissa originalmente proposta, que é a da existência de efeitos positivos não-intencionais do investimento realizado em marketing cultural no aumento do valor das ações da companhia estudada. Entretanto, o tamanho reduzido da amostra (5 anos) recomenda que essa conclusão seja vista com cautela, tendo como principal resultado servir para iniciar a discussão sobre o assunto e estimulando a realização de novas pesquisas, com amostras mais robustas.

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Publicado

07.11.2010