Custos da Qualidade: Um Estudo de Caso na Panificadora Golden Vital

Autores

  • Leonardo José Seixas Pinto Universidade Federal Fluminense
  • Josir Simeone Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i3.57-76

Palavras-chave:

Custos da qualidade, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, sistemas de custos da qualidade.

Resumo

A busca por qualidade, a melhoria contínua nos processos e a redução de custos estendem-se a toda empresa que deseja manter-se neste mercado globalizado e marcado pela incerteza. Melhorar a qualidade enquanto os custos são reduzidos é o desafio das organizações no atual ambiente empresarial. No entanto, o investimento efetuado pela empresa em busca da qualidade deve ser mensurado em termos financeiros, pois caso contrário tem-se apenas uma expectativa de que o aumento na qualidade, através da melhoria nos processos de produção e na utilização de outras matérias-primas com qualidade superior, reduza custos ou aumente a receita. Este estudo de caso descreve a metodologia empregada na Indústria e Comércio de Panificação Golden Vital, para apurar os custos da qualidade e verificar o papel da contabilidade nesse processo. Durante o período de um ano, foram analisados os processos e os diversos relatórios produzidos pelos departamentos responsáveis pela qualidade, produção, custos e contabilidade, nos quais constatou-se que o incremento na qualidade impactou na redução de custos de produção e pós-produção, tornando assim a empresa mais lucrativa, com uma produção com qualidade superior, acarretando assim em menores índices de devolução de mercadorias.

Biografia do Autor

Leonardo José Seixas Pinto, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ e professor da Universidade Federal Fluminense.

Josir Simeone Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pela UFRJ/COPPE e coordenador do mestrado em Ciências Contábeis da UERJ.

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Publicado

02.11.2010