MÉTODO DO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS DA ÁREA DE CONTABILIDADE: UMA COMPARAÇÃO DO SEU RIGOR METODOLÓGICO EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Autores

  • Ana Maria Roux Cesar Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Thereza Pompa Antunes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Patrícia Gonçalves Vidal Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.42-64

Palavras-chave:

contabilidade, educação

Resumo

O método do Estudo de Caso envolve práticas e cuidados específicos, pois a distância entre a teorização decorrente de uma observação de campo e o senso comum por vezes é tênue. Como não se conhecem trabalhos que analisem o cumprimento do rigor metodológico previsto na literatura sobre pesquisa qualitativa, este estudo traz como problema de pesquisa: Como tem sido utilizado o Método do Estudo de Caso em pesquisas feitas na área de Contabilidade? A partir da literatura desenvolveu-se um modelo com 16 quesitos a serem cumpridos na busca do rigor metodológico. Com base no mesmo, fez-se um censo dos artigos publicados no EnANPAD (268 artigos) e no Journal of Accounting Research (184 artigos) no período de 2002 a 2006. Os resultados mostraram que o método do Estudo de Caso vem sendo usado sem rigor metodológico, especialmente no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Roux Cesar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Programa de Mestrado Profissional em Controladoria. Professora Adjunta. Núcleo de Estudos em Controladoria. Pesquisas na área de Contabilidade Comportamental, com o tema Neuroaccounting.

Maria Thereza Pompa Antunes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Pós-Graduação em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Patrícia Gonçalves Vidal, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

18.02.2011