MÉTODO DO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS DA ÁREA DE CONTABILIDADE: UMA COMPARAÇÃO DO SEU RIGOR METODOLÓGICO EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.42-64Palavras-chave:
contabilidade, educaçãoResumo
O método do Estudo de Caso envolve práticas e cuidados específicos, pois a distância entre a teorização decorrente de uma observação de campo e o senso comum por vezes é tênue. Como não se conhecem trabalhos que analisem o cumprimento do rigor metodológico previsto na literatura sobre pesquisa qualitativa, este estudo traz como problema de pesquisa: Como tem sido utilizado o Método do Estudo de Caso em pesquisas feitas na área de Contabilidade? A partir da literatura desenvolveu-se um modelo com 16 quesitos a serem cumpridos na busca do rigor metodológico. Com base no mesmo, fez-se um censo dos artigos publicados no EnANPAD (268 artigos) e no Journal of Accounting Research (184 artigos) no período de 2002 a 2006. Os resultados mostraram que o método do Estudo de Caso vem sendo usado sem rigor metodológico, especialmente no Brasil.Downloads
Publicado
18.02.2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.