MÉTODO DO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS DA ÁREA DE CONTABILIDADE: UMA COMPARAÇÃO DO SEU RIGOR METODOLÓGICO EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Autores/as

  • Ana Maria Roux Cesar Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Thereza Pompa Antunes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Patrícia Gonçalves Vidal Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i4.42-64

Palabras clave:

contabilidade, educação

Resumen

O método do Estudo de Caso envolve práticas e cuidados específicos, pois a distância entre a teorização decorrente de uma observação de campo e o senso comum por vezes é tênue. Como não se conhecem trabalhos que analisem o cumprimento do rigor metodológico previsto na literatura sobre pesquisa qualitativa, este estudo traz como problema de pesquisa: Como tem sido utilizado o Método do Estudo de Caso em pesquisas feitas na área de Contabilidade? A partir da literatura desenvolveu-se um modelo com 16 quesitos a serem cumpridos na busca do rigor metodológico. Com base no mesmo, fez-se um censo dos artigos publicados no EnANPAD (268 artigos) e no Journal of Accounting Research (184 artigos) no período de 2002 a 2006. Os resultados mostraram que o método do Estudo de Caso vem sendo usado sem rigor metodológico, especialmente no Brasil.

Biografía del autor/a

Ana Maria Roux Cesar, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Programa de Mestrado Profissional em Controladoria. Professora Adjunta. Núcleo de Estudos em Controladoria. Pesquisas na área de Contabilidade Comportamental, com o tema Neuroaccounting.

Maria Thereza Pompa Antunes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Pós-Graduação em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Patrícia Gonçalves Vidal, Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

2011-02-18