PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE OS DOCENTES EXEMPLARES DE CONTABILIDADE EM IES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Anderson Catapan PUC/PR
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR
  • Edson Paes Sillas UFPR

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v6i2.63-82

Palavras-chave:

educação, professor exemplar, modelo bidimensional de Lowman

Resumo

Este estudo analisa as principais práticas e atributos dos professores de contabilidade que possuem êxito em sala de aula, do ponto de vista dos discentes em universidades públicas e privadas de Curitiba (PR) e Joinvile (SC). A plataforma teórica do estudo fundamenta-se no Modelo Bidimensional de Efetividade de Ensino o qual envolve estímulos intelectuais e relacionamentos interpessoais de Lowman (2007). Os dados primários foram obtidos por meio de questionários aplicado em setembro e outubro de 2010 em 234 estudantes matriculados no último período do curso de Ciências Contábeis da UFPR, PUC/PR, FACINTER, FAESP e OPET. Os achados apontam o domínio de conteúdo, a clareza ao transmitir as informações e o despertar para o interesse na aula como as razões do bom desempenho do docente. Em relação à Dimensão Estímulo Intelectual os adjetivos que definem um bom docente são: preparado, claro e organizado. Na Dimensão Relacionamento Interpessoal os adjetivos citados foram respeitoso e interessado. Os resultados são convergentes às pesquisas realizadas por Gomes et. al. (2009) e Celerino e Pereira (2008).

Biografia do Autor

Anderson Catapan, PUC/PR

Doutorando em Administracao, Mestre em Contabilidade e Financas, MBA em Administracao, Pos-graduado em Controladoria, Graduado em Contabilidade e em Engenharia Eletrica. Professor da PUC/PR e Socio Diretor da Catapan Contadores Associados

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Publicado

14.06.2012