A APLICABILIDADE DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO REMOTO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI :
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021010Mots-clés :
Metodologias Ativas, Estudo de Caso, Ensino Remoto.Résumé
Devido a impossibilidade de manter as aulas presenciais e o fechamento dos centros de ensinos por conta da política de isolamento social para conter o avanço do coronavírus, o Ministério da Educação, elaborou e publicou a Portaria 343, na qual substituiu as aulas presenciais por remotas. Dessa forma, os professores tiveram que munir-se de diversas metodologias ativas para aprimorar o processo de ensino aprendizagem. Assim, o estudo de caso que já vinha sendo bastante utilizado no curso de ciências contábeis, passou a ser um método essencial, haja vista o seu intuito de inserir os discentes no contexto real de sua área de estudo. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar, na percepção dos discentes do mestrado em Ciências Contábeis, a aplicabilidade do método de estudo de caso no ensino remoto. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio da observação participante, questionário e entrevista semiestruturada, após a aplicação de um caso, a partir de uma intervenção pedagógica realizada durante a disciplina de metodologia do ensino superior, do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo com auxílio do software ATLAS.ti®. No que diz respeito à aplicabilidade no ensino remoto, o método de caso se apresenta como uma ferramenta essencial para o ensino da contabilidade e que é totalmente factível no ensino remoto, a julgar por dispor de uma metodologia que permite inserir os discentes no contexto real de sua área de estudo, e o de permitir o encorajamento da fala e debate.
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