ESTUDO SOBRE FINANÇAS PESSOAIS COM DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2022.v16.e-022014Schlagworte:
Educação financeira, Planejamento financeiro, Finanças pessoais.Abstract
O presente estudo teve o objetivo de identificar como os discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública lidam com suas finanças pessoais. Esta pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, conteve uma amostra de 79 discentes e, para o alcance do objetivo, utilizou-se de um questionário, adaptado do modelo de Medeiros & Lopes (2014), estruturado em seis partes e contendo 22 questões fechadas. Os resultados obtidos apontaram que os discentes se consideram responsáveis para lidar com o dinheiro e que os costumes familiares influenciam em suas decisões de consumo. Além disso, pagam suas compras habitualmente à vista e fazem uso do cartão de crédito como principal forma de pagamento. Percebeu-se ainda que a maioria deles não possui dívidas e os que possuem, decorrem principalmente de compras no cartão de crédito. Por fim, constatou-se que os discentes gastam menos do que ganham, têm o costume de frequentemente planejar os seus gastos pessoais e possuem o hábito de regularmente economizar.Literaturhinweise
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