A DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO IMPACTO TRIBUTÁRIO PARA AS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO

Auteurs-es

  • Rafael Borges Morch Uiversidade Federal do Rio de Janeiro
  • Esmael Almeida Machado Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lauro Brito de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • José Augusto Veiga da Costa Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v2i4.1-16

Mots-clés :

Valor Adicionado, Setor Elétrico, Tributos, Stakeholders

Résumé

Muito se discute a carga tributária brasileira incidente nos produtos e serviços. No setor elétrico não é diferente, onde o Brasil apresenta uma das maiores carga tributárias do mundo. A Demonstração do Valor Adicionado surge como um relatório que evidencia a participação do Estado na riqueza gerada pela empresa, juntamente com os demais stakeholders – empregados, agentes financiadores e acionistas. As empresas distribuidoras de energia elétrica são as responsáveis, em termos fiscais, pelo recolhimento dos tributos, o que eleva os gastos com impostos, contribuições e encargos em relação às empresas geradoras e/ou transmissoras. Os resultados da pesquisa mostraram que em 2007 os tributos, paras as empresas distribuidoras, representaram 68% da riqueza gerada enquanto que para as empresas geradoras e/ou transmissoras essa participação cai para 28%. Essa diferença entre os dois grupos altera a participação dos demais stakeholders. Ainda foi possível perceber a importância dos agentes financiadores no setor, que aparecem em segundo na distribuição da riqueza.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Borges Morch, Uiversidade Federal do Rio de Janeiro

mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica.

Esmael Almeida Machado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná e professor titular em ciências contábeis pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Lauro Brito de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Professor Doutor em Contabilidade do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

José Augusto Veiga da Costa Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Doutor em Contabilidade do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica.

Téléchargements

Publié-e

2009-02-08