PARTICIPAÇÃO DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS NO BALANÇO PATRIMONIAL DE COMPANHIAS BRASILEIRAS

Autor/innen

  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Ribeiro de Toledo Filho Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v4i2.65-84

Schlagworte:

Derivativos, Demonstrações contábeis, Companhias brasileiras

Abstract

Trata o presente artigo de um estudo sobre a participação dos instrumentos financeiros derivativos nos ativos e passivos totais das empresas, diante do processo de convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais do IASB. O artigo objetiva analisar a participação dos derivativos no balanço patrimonial de empresas brasileiras, antes e após a entrada em vigor da Lei 11.638/07. O método de pesquisa pode ser caracterizado como pesquisa exploratória, com análise documental e abordagem quantitativa. Os resultados apontam para um acréscimo considerável dos derivativos nos ativos e passivos das empresas analisadas, sendo superior no ativo em relação ao passivo. Conclui-se que, pela análise realizada, que não se pode afirmar se essas variações são integralmente oriundas das modificações previstas na Lei 11.638/07 e no Pronunciamento CPC 14, ou se parte delas decorrem de transações normais das companhias, com aumentos ou diminuições nos contratos. Provavelmente, devem ser originadas de ambos os casos.

Autor/innen-Biografien

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Jorge Ribeiro de Toledo Filho, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Veröffentlicht

2010-08-25