TRATAMENTO CONTÁBIL NAS OPERAÇÕES COM CRÉDITOS DE CARBONO EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Autor/innen

  • Vanderlei dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Darclê Costa Silva Haussmann Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v5i1.36-67

Schlagworte:

Créditos de carbono. Tratamento contábil. Empresas brasileiras.

Abstract

O estudo objetiva identificar o tratamento contábil aplicado nas operações com créditos de carbono em empresas brasileiras que estão desenvolvendo projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Para tal realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, coletados por meio de questionário enviado a todas as empresas brasileiras que possuem projetos de MDL aprovados sem ressalvas pela Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima (CIMGC), conforme listagem do Ministério da Ciência e Tecnologia. Das 117 empresas listadas, cinco responderam o instrumento de pesquisa. Os resultados mostram, quanto ao tratamento contábil, que os créditos de carbono são registrados de maneiras distintas pelas empresas pesquisadas. Há aquelas que o consideram um ativo intangível, outras como um estoque e algumas como um derivativo. Conclui-se que há opiniões divergentes entre as empresas pesquisadas em relação ao tratamento contábil e tributário aplicável aos créditos de carbono.

Autor/innen-Biografien

Vanderlei dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Ilse Maria Beuren, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univates (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora da Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Diretora Científica da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT e Diretora Científica da Associação Brasileira de Custos - ABCustos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da contabilidade, sistemas de custos, sistemas de informações, controladoria e controle de gestão. (Texto informado pelo autor)

Darclê Costa Silva Haussmann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Regional de Blumenau - FURB

Veröffentlicht

2011-10-06