SATISFAÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL COM A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021017Palabras clave:
Educação à distância. Educação Superior. Pandemia de COVID-19. Satisfação. Discentes.Resumen
Este estudo teve como objetivo levantar a satisfação de discentes de Ciências Contábeis, em situação de vulnerabilidade social, quanto à mudança da educação presencial ou semipresencial para a EAD, como prática educativa exclusiva, em virtude da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, viabilizada por meio de uma survey, cuja amostra foi de 80 discentes de instituições públicas e privadas de educação superior do Nordeste do Brasil. O questionário aplicado continha cinco questões sobre a satisfação dos discentes com a educação à distância. O tratamento dos dados foi feito por meio de Análise Fatorial Exploratória com o uso do software SPSSTM. Os resultados da pesquisa sinalizaram que o construto formado (Satisfação dos alunos com a EAD) foi considerado válido (α=0,873). A contribuição gerencial da pesquisa é a indicação que as IES públicas e privadas, durante a pandemia de COVID-19, para continuarem com o processo educativo devem investir na EAD e, nesse contexto, para alcançar a satisfação dos seus alunos, mesmo que em vulnerabilidade social, devem investir em metodologias adaptadas à EAD, investir no compartilhamento do conhecimento, no preparo dos docentes e em plataformas adequadas.Citas
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