ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE CONTEÚDOS PROFISSIONAIS NA GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Gabriel Silva Prodocimo Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Rosana Vieira Manke Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Débora Gomes de Gomes Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Anderson Betti Frare Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2022.v16.e-022002

Palabras clave:

Ciências Contábeis, Conteúdos profissionais, Instituições de Ensino Superior, Projeto Pedagógico de Curso.

Resumen

Este estudo teve por objetivo analisar as disciplinas que abordam os conteúdos profissionais de contabilidade, em cursos de graduação de Ciências Contábeis, de universidades públicas e privadas do estado do Rio Grande Sul. Para atingir tal propósito buscou-se pelas instituições ativas no portal do Ministério da Educação, resultando em 96 instituições. Posteriormente, foram acessados os endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior, a fim de ter acesso aos seus Projeto Pedagógico de Curso, resultando em 10 Instituições de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa e cunho descritivo, no qual os resultados demonstram que instituições que ofertam menor número de disciplinas não necessariamente possuem menor carga horária de conteúdo profissional. A FADISMA possui maior carga horária de conteúdo profissional e ultrapassa o número de horas recomendado, enquanto a FACCAT é a instituição com menor carga horária de conteúdo profissional. Verifica-se que algumas Instituições não seguem a carga horária recomendada pela Fundação Brasileira de Contabilidade por áreas de conhecimento, sendo elas: Pública, Auditoria, Empresarial, Perícia e Sistema de Informação. A pesquisa demonstra semelhanças e diferenças entre Instituições públicas e privadas quanto ao conteúdo e carga horária ofertada. Desta forma, algumas instituições seguem o conteúdo profissional recomendado e outras se aproximam. O estudo contribui com a projeção do trajeto acadêmico do discente, também para futuras revisões no currículo das Instituições e no fomento a divulgação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos por parte das Instituições de Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Gabriel Silva Prodocimo, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Rosana Vieira Manke, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2023-02-07