A ERRATICIDADE DAS CONTAS CIRCULANTES FINANCEIRAS: UMA RESPOSTA A QUESTÕES SOBRE O MODELO FLEURIET

Autori

  • Paulo Cesar Starke Junior Universidade Federal do Paraná
  • Viviane da Costa Freitag Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v2i3.43-60

Parole chiave:

finanças, capital de giro, contas erráticas, análise dinâmica, modelo fleuriet

Abstract

Nas últimas décadas houve grande desenvolvimento da teoria financeira e, especialmente no Brasil, é destaque o Modelo de Michel Fleuriet que, a partir das contas contábeis de curto prazo – denominadas circulantes, desenvolve e promove a análise dinâmica do capital de giro das empresas. Recentemente, trabalhos foram publicados questionando a validade de uma das afirmações do modelo: a erraticidade dos grupos do capital circulante chamados financeiros. O objetivo deste artigo é testar a hipótese de que as contas contábeis circulantes financeiras são erráticas em relação às operações das empresas brasileiras, especificamente as de médio e grande porte. A partir de uma amostra de 276 empresas listadas na BOVESPA, dentre as quais 151 indústrias, e demonstrações contábeis referentes ao período de 1994 a 2004, este trabalho conclui que o Ativo Circulante Financeiro e o Passivo Circulante Financeiro são erráticos em relação às atividades da empresa, que o Passivo Circulante Operacional apresenta linearidade com a Receita Líquida Operacional e que o Ativo Circulante Operacional é fortemente correlacionado com esta mesma proxy das atividades empresariais.

Biografie autore

Paulo Cesar Starke Junior, Universidade Federal do Paraná

Paulo Cesar Starke Junior é Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Especialista em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, paulo.starke@gmail.com. Endereço: Rua João Gualberto, 570 – Curitiba – Paraná – CEP 80.030-900.

Viviane da Costa Freitag, Universidade Federal do Paraná

Viviane da Costa Freitag é Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Professora das Faculdades SPEI, vivifreitag@yahoo.com.br Endereço: Faculdades SPEI. Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 256 – Centro – Curitiba – Paraná – CEP 80.410-180.

Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Universidade Federal do Paraná

Ana Paula Mussi Szabo Cherobim é Professora Doutora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Contabilidade e Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR, anapaulamussi@ufpr.br Endereço: Rua Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico – Curitiba – Paraná – CEP 80.210-170.

Pubblicato

2009-02-08