ESTILOS COGNITIVOS DIVERGENTES DEMANDAM ESTRATÉGIAS DIFERENTES NO ENSINO CONTÁBIL

Autores/as

  • José Dutra Oliveira USP
  • Victor de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v6i4.103-116

Palabras clave:

Estilo Cognitivo, Contabilidade, GEFT

Resumen

Esse estudo tem como objetivo identificar a diversidade dos estilos cognitivos dos estudantes de contabilidade no Brasil. Utilizamos um procedimento técnico de levantamento com a participação de 420 estudantes matriculados no curso de ciências contábeis de três programas de Contabilidade em diferentes regiões. O instrumento utilizado para identificar o Estilo Cognitivo foi o Group Embedded Figures (GEFT). Foi possível verificar que há diferenças significativas na pontuação GEFT das amostras em estudo. Os alunos de contabilidade da USP em São Paulo-SP tendem a pontuar valores médios superiores (mais independentes) com relação aos alunos de contabilidade da USP em Ribeirão Preto-SP. Já os alunos de contabilidade da Faculdade UNIRG em Gurupi-TO são predominantemente dependentes de campo. O gênero e idade impactam na pontuação do GEFT em parte da amostra. A partir do reconhecimento dessas diferenças cognitivas, é possível implementar estratégias e aperfeiçoar o relacionamento entre os docentes e discentes, procurando ampliar a efetividade, a qualidade e a personalização do processo de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

José Dutra Oliveira, USP

Professor Associado FEA-RP/USP

Victor de Oliveira

Mestre em Contabilidade pela FEA-RP/USP, UNIRG

Publicado

2013-03-26