ESTILOS COGNITIVOS DIVERGENTES DEMANDAM ESTRATÉGIAS DIFERENTES NO ENSINO CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v6i4.103-116Palabras clave:
Estilo Cognitivo, Contabilidade, GEFTResumen
Esse estudo tem como objetivo identificar a diversidade dos estilos cognitivos dos estudantes de contabilidade no Brasil. Utilizamos um procedimento técnico de levantamento com a participação de 420 estudantes matriculados no curso de ciências contábeis de três programas de Contabilidade em diferentes regiões. O instrumento utilizado para identificar o Estilo Cognitivo foi o Group Embedded Figures (GEFT). Foi possível verificar que há diferenças significativas na pontuação GEFT das amostras em estudo. Os alunos de contabilidade da USP em São Paulo-SP tendem a pontuar valores médios superiores (mais independentes) com relação aos alunos de contabilidade da USP em Ribeirão Preto-SP. Já os alunos de contabilidade da Faculdade UNIRG em Gurupi-TO são predominantemente dependentes de campo. O gênero e idade impactam na pontuação do GEFT em parte da amostra. A partir do reconhecimento dessas diferenças cognitivas, é possível implementar estratégias e aperfeiçoar o relacionamento entre os docentes e discentes, procurando ampliar a efetividade, a qualidade e a personalização do processo de ensino e aprendizagem.Descargas
Publicado
2013-03-26
Número
Sección
Artigos
Licencia
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.