UTILIZAÇÃO DO GUIDANCE PELAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.34629/ric.v8i3.67-86Mots-clés :
transparência, guidance, stakeholders, concessionárias, distribuição de gás natural.Résumé
O uso do guidance, denominação atribuída à divulgação de resultados futuros, surge como um importante passo para melhorar a transparência e a reputação da empresa. Este estudo analisa a utilização do guidance como instrumento de divulgação de prognósticos de empresas concessionárias de serviços de distribuição de gás natural no Brasil e suas vantagens para os stakeholders. A pesquisa exploratória recorre a consultas bibliográficas e documentais e a estudo de campo com questionário semiestruturado. Os resultados revelam a inexistência da prática de guidance, nem interesse das empresas em adotá-la em um futuro próximo, contrariando o que preconiza a teoria dos stakeholders, embora sejam identificadas mais vantagens do que desvantagens na utilização do instrumento. Com base nas disposições de órgãos reguladores, sugere-se uma estrutura de conteúdo mais abrangente de guidance para as concessionárias de distribuição de gás natural, contendo prognósticos de qualidade dos serviços, além das grandezas financeiras tradicionais.Téléchargements
Publié-e
2016-11-15
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Artigos
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