CONTROLE GERENCIAL PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES AGRÁRIAS NO BRASIL

Auteurs-es

  • FERNANDA MAZZARO MUCILLO Universidade Estadual de Maringá e UNESPAR Campo Mourão
  • DANIELA FAGUNDES CARNELÓS NUNES Universidade Estadual de Maringá e UNESPAR Campo Mourão

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v13i3.65-78

Mots-clés :

CONTROLE GERENCIAL PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES AGRÁRIAS NO BRASIL

Résumé

O presente trabalho apresenta um estudo sobre uma metodologia a ser aplicada quanto a maneira de se controlar os gastos e as receitas obtidas em uma propriedade rural, voltadas à agricultura, de pequeno porte, geralmente com atividade rural familiar. Através das necessidades encontradas no cotidiano para que haja um bom controle de custos, foi possível desenvolver um método de fluxo de caixa simplificado onde independentemente do grau de instrução do produtor, é plausível a identificação de quais os custos e as despesas que houve em determinado período. Este controle se torna necessário, pois muitos agricultores acabam no final de uma colheita não tendo o resultado esperado, apresentando prejuízo em sua atividade, porém, este resultado é imperceptível, diante do fato de que os custos e as despesas incorridas não serem imediatos, mas sim, desembolsados pouco a pouco, e depois, como a receita geralmente é obtida de uma só vez, acaba se tendo uma falsa ideia de que houve um lucro, quando, se considerado todo o valor desembolsado, na verdade o que ocorreu foi um prejuízo. Diante da questão levantada, observa-se a importância de um controle, que mesmo sendo simples, ofereça informações de qualidade, preciosas para a tomada de decisão do produtor, visando o seu bem-estar financeiro e consequentemente, familiar, por se tratar de sua sustentabilidade.

Bibliographies de l'auteur-e

FERNANDA MAZZARO MUCILLO, Universidade Estadual de Maringá e UNESPAR Campo Mourão

Mestre em Contabilidade para Usuários Externos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) na Universidade Estadual de Maringá.

DANIELA FAGUNDES CARNELÓS NUNES, Universidade Estadual de Maringá e UNESPAR Campo Mourão

Mestre em Contabilidade Gerencial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) na Universidade Estadual de Maringá.

Références

ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos do agronegócio. 2. ed. 4. Reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

IBGE. Censo agropecuário 2006. Disponível em <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/ periodicos/50/agro_2006_agricultura_familiar.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, Zilda Paes de Barros. Contabilidade financeira rural. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Agricultura familiar do Brasil é 8ª maior produtora de alimentos do mundo. [online] Disponível na internet via WWW. URL:http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-%C3%A9-8%C2%AA-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo. Acessado em 30 de maio de 2019.

OLIVEIRA, Neuza Corte. Contabilidade do agronegócio: teoria e prática. 2. ed. 1. reimp. Curitiba: Juruá, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-20

Numéro

Rubrique

Artigos