EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VISÃO SÍNTESE DE DOCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI :
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021011Mots-clés :
Pandemia. Ensino remoto emergencial. Teoria da Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Docentes. Ciências contábeis.Résumé
Este estudo tem como objetivo analisar efeitos positivos e negativos do ensino remoto emergencial - ERE na visão síntese de docentes do curso de Ciências Contábeis. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, cujos dados foram coletados com delineamento em Survey a partir de uma questão gerativa realizada com o intuito de instigar a reflexão acerca dos pontos positivos e negativos vivenciados no ERE. Ao total 18, entre 20 docentes permanentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES Federal participaram da pesquisa, cujas informações foram tratadas com análise de conteúdo, a partir de categorias de análise propostas por Oliveira, Teixeira, Torres e Morais (2021), com base na Teoria da Aprendizagem Mediada pela Tecnologia (Bower, 2019). Como resultados, observam-se as maiores referências foram às mudanças na interação professor-aluno, os impactos do ambiente ERE nos resultados de aprendizagem desejados e as novas oportunidades e lições aprendidas que surgem da experiência com o ERE; percepções sobre a interação com as plataformas, a riqueza e/ou limitação dos recursos físicos e tecnológicos disponíveis e a resiliência em relação continuidade do processo de aprendizagem. Por fim, destaca-se a (des)motivação sentida no contexto pandêmico, diante das dificuldades com a adoção de novas tecnologias e as mudanças na produtividade pessoal. Conclui-se que, no amor e na dor, a experiência do ERE deixa um legado para os docentes, reafirmando a crise pandêmica como elemento que impulsionou o uso de sistemas alternativos de ensino-aprendizagem mediados pela tecnologia de informação.
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