CUSTOS REMANENTES E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: CASO VARIG

Auteurs-es

  • João Alfredo Carvalho Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS
  • Carlos Antônio De Rocchi

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v3i1.1-15

Mots-clés :

Custos, Remanência, Demanda, Ponto-de-Equilíbrio

Résumé

O trabalho procurou conceituar, evidenciar e analisar como os custos remanentes interferem na situação econômico-financeira de uma empresa do setor aerocomercial. Utilizou-se a técnica de análise Custo-Volume-Lucro e constatou-se que em períodos de queda na demanda, a relação entre os custos fixos e variáveis na equação de modelo linear, deixa de atender aos propósitos preditivos e analíticos. As causas da remanência são atribuídas ao comportamento dos custos variáveis, os quais em períodos de retração no nível de atividade passam a se comportar como se fossem fixos. Como conseqüências da remanência dos custos, houveram sucessivos aumentos no ponto de equilíbrio, impactando negativamente a lucratividade da empresa e comprometendo sua viabilidade econômico-financeira. Dessa forma constatou-se de extrema relevância para os gestores de companhias aéreas, conhecerem o comportamento dos custos remanentes, para poder planejar estratégias de ação em períodos de queda no nível de atividade.

Bibliographies de l'auteur-e

João Alfredo Carvalho Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS

Graduando em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente exerce atividades profissionais como Téc. Contabilidade da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve trabalhos acadêmicos nas áreas de Custos e Valuation.

Carlos Antônio De Rocchi

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Titular Jubilado da Cátedra Henrique Desjardins, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Academy of Accounting Historians e do Instituto Argentino de Profesores Universitarios de Costos.

Téléchargements

Publié-e

2009-07-16