CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS ESTRUTURAS DAS NORMAS BRASILEIRAS ATUAIS E PROPOSTAS

Auteurs-es

  • Heriberto Henrique Vilela Nascimento Secretaria do Tesouro Nacional
  • Ducinéli Regis Botelho Universidade de Brasília
  • Diana Vaz Lima Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v5i2.21-42

Mots-clés :

Convergência, Demonstrações Contábeis, Comparabilidade, Setor Público.

Résumé

A contabilidade do setor público brasileiro passa por profundas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. O marco inicial foi a publicação da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica nº 16, do Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, as Portarias STN n. 749 e 751, de 2009, atualizadas pelas Portarias STN n. 406 e 665, de 2011, promoveram alterações no conteúdo das demonstrações contábeis do setor público brasileiro. Nesse contexto, este artigo analisa o avanço dessas demonstrações contábeis rumo à convergência aos padrões internacionais para as entidades públicas. Essa análise baseia-se na comparação das estruturas constantes dos atuais anexos da lei 4320/64 e as novas estruturas e conteúdos previstos pela STN, considerando ainda os aspectos conceituais relativos à teoria da contabilidade. Assim, conclui-se que houve avanços relevantes no processo de convergência.

Bibliographies de l'auteur-e

Heriberto Henrique Vilela Nascimento, Secretaria do Tesouro Nacional

Contador, Analista de Finanças e Controle e Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional.

Ducinéli Regis Botelho, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB. Doutoranda em Contabilidade do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN.

Diana Vaz Lima, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB. Doutoranda em Contabilidade do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-03