ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE ESTOFADOS

Auteurs-es

  • Eduardo Coelho UFSC
  • Daniela Di Domênico FURB
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v6i1.66-84

Mots-clés :

Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Estratégia Empresarial.

Résumé

Considerando a importância da sustentabilidade ambiental, um estudo de caso foi conduzido numa fábrica de estofados, localizada no oeste do estado de Santa Catarina. O estudo avaliou o SIGOGEA- Geração 2 (Sistema Contábil Gerencial Ambiental), constituindo o objetivo deste trabalho. O estudo foi dividido em três fases, sendo a primeira a Fundamentação teórica; a segunda fase, aplicação do método SICOGEA e a terceira e ultima fase a apuração dos resultados. Os resultados obtidos apontam que a empresa preocupa-se com as questões sócio-ambientais, onde obteve um nível ‚bom‛ em seu índice geral de sustentabilidade, apesar de existir a necessidade de melhoria no critério do processo produtivo.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Coelho, UFSC

EDUARDO COELHO CONCLUIU A GRADUACAO EM ADMINISTRACAO GESTAO EMPREENDEDORA PELA UNIVALI EM 2004, RECEBENDO O PRÊMIO MÉRITO ESTUDANTIL E SENDO PREMIADO PELO CRA/SC COMO PRIMEIRO COLOCADO DA TURMA. CURSOU ESPECIALIZAÇÃO EM CONSULTORIA EMPRESARIAL PELA UNIVALI 2004/2005 E MBA EM GESTÃO FINANCEIRA APLICADA PELA FUNDASC EM CONVENIO COM A FURB 2006/2007. ATUALMENTE LECIONA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE PORTO DAS ÁGUAS E É DISCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CONTABILIDADE DA UFSC. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: ESTUDOS SOCIAIS DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA, NOVAS TECNOLOGIAS E PROGRESSO CIENTIFICO-TECNOLOGICO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, TOMADA DE DECISÕES, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, CONTROLADORIA, PLANEJAMENTO FINANCEIRO E PLANO DE NEGÓCIOS.

Daniela Di Domênico, FURB

Daniela Di Domenico é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2010). Atua profissionalmente nas áreas Fiscal, Contábil, Gestão de Pessoas e Gestão Financeira. Atualmente é aluna do programa de mestrado em Contabilidade na FURB. Em seu Curriculo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: contabilidade ambiental, responsabilidade social, balanço social, planejamento estratégico e indicadores de sustentabilidade.

Elisete Dahmer Pfitscher, UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, estudo comparativo, gestão pública, custos ambientais, setor industrial, reforma previdenciária. funcionalismo público, egressos; fonte de informação; contabilidade e controladoria ambiental. Atua também como avaliadora de artigos de congressos nacionais, tais como, Congresso de Custos; ANPCONT; SIMPEP; Revista Contemporânea; GEPROS.

Téléchargements

Publié-e

2012-05-28