Listagens em Segmentos Especiais de Governança Corporativa e a Acurácia das Previsões de Lucros dos Analistas de Mercado no Brasil

Auteurs

  • Miguel Carlos Ramos Dumer Rede Doctum
  • Antonio Lopo Martinez Fucape Business School

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v8i3.51-66

Mots-clés :

Governança Corporativa, Analistas de Mercado, Acurácia.

Résumé

Este trabalho objetiva compreender se existe relação entre a adesão aos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBOVESPA e a acurácia do consenso das previsões dos analistas. Os analistas de mercado atuam como intermediários informacionais, e contribuem para redução da assimetria entre administradores e acionistas, de modo a proporcionar um maior desenvolvimento do mercado. Para responder o problema proposto, além da pesquisa bibliográfica para o estabelecimento de variáveis dependentes e independentes, foi necessário captar os dados do lucro por ação estimado pelos analistas junto ao sistema I/B/E/S da base Thonsom Reuters®, e do lucro por ação efetivo, realizado um ano após a previsão e disponível na base Economatica®. Utilizou-se regressão com a técnica de dados em painel e efeito fixo robusto, num grupo de 122 empresas, abrangendo um período de 20 trimestres (2007-1 a 2011-4). Os resultados encontrados não demonstram relação estatística significante entre a adesão aos três níveis especiais de governança da BM&FBOVESPA e a acurácia das previsões de consenso dos analistas. Os resultados sugerem que em anos recentes a adesão ao Novo Mercado não é mais um sinal credível de melhoria da qualidade da informação financeira.

Publiée

2016-11-15