Divulgação voluntária e qualidade da informação contábil: Estudo com empresas do segmento BOVESPA Mais

Auteurs

  • Josilene da Silva Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Angélica Ortega Dalava Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Eduardo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Erika Monteiro de Souza e Savi Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v9i3.16-34

Mots-clés :

Evidenciação. Evidenciação voluntária. Qualidade da informação contábil.

Résumé

O objetivo do presente estudo consistiu em verificar se existe relação entre qualidade da informação contábil e o nível de divulgação voluntária das empresas listadas no segmento Bovespa Mais. Para tanto utilizou-se da técnica de analise de conteúdo, cuja coleta de dados se deu por meio de informações e Demonstrações Contábeis disponíveis no site da BM&FBOVESPA e site de cada empresa. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, com o auxílio do SPSS 20.0 utilizou-se também a Métrica de Distância Euclidiana e teste não-paramétrico coeficiente de correlação de Kendall. Os achados do estudo demonstram que nenhuma empresa atendeu por completo os itens das métricas de divulgação voluntária (MDV) e qualidade da informação contábil (MQIC). Isto é, nenhuma companhia atingiu o posto de cenário ideal. Além disso, os resultados sugerem que pode haver uma baixa relação positiva e significativa entre qualidade da informação contábil e divulgação voluntária.

Publiée

2016-11-15