Divulgação voluntária e qualidade da informação contábil: Estudo com empresas do segmento BOVESPA Mais
DOI :
https://doi.org/10.34629/ric.v9i3.16-34Mots-clés :
Evidenciação. Evidenciação voluntária. Qualidade da informação contábil.Résumé
O objetivo do presente estudo consistiu em verificar se existe relação entre qualidade da informação contábil e o nível de divulgação voluntária das empresas listadas no segmento Bovespa Mais. Para tanto utilizou-se da técnica de analise de conteúdo, cuja coleta de dados se deu por meio de informações e Demonstrações Contábeis disponíveis no site da BM&FBOVESPA e site de cada empresa. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, com o auxílio do SPSS 20.0 utilizou-se também a Métrica de Distância Euclidiana e teste não-paramétrico coeficiente de correlação de Kendall. Os achados do estudo demonstram que nenhuma empresa atendeu por completo os itens das métricas de divulgação voluntária (MDV) e qualidade da informação contábil (MQIC). Isto é, nenhuma companhia atingiu o posto de cenário ideal. Além disso, os resultados sugerem que pode haver uma baixa relação positiva e significativa entre qualidade da informação contábil e divulgação voluntária.Téléchargements
Publiée
2016-11-15
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.