CONTROLADORIA: Estudo na perspectiva da Teoria dos Stakeholders
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric.v10i4.15-31Resumen
A controladoria surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, motivada pela necessidade de ter controle mais amplo e permanente sob as atividades organizacionais. Beuren e Silva (2010), concluíram em seus estudos que este órgão é visto como suporte de gestão. Este trabalho justifica-se devido a controladoria ser instrumento que contribui na melhoria dos processos de tomadas de decisões empresariais. Possui como problemática: Como uma empresa de grande Porte na cidade de Mossoró-RN utiliza as ferramentas da controladoria no processo de tomada de decisões? Portanto seu objetivo é mostrar a perspectiva da controladoria e seus stakeholders no processo de desempenho e otimização de resultados nos aspectos econômicos, financeiros no departamento de controladoria em uma organização de grande porte. Metodologicamente trata-se de pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos enquadra-se como estudo de caso, sobre a abordagem do problema trata-se de um estudo qualitativo. A fonte de captação dos dados deu-se por meio de dois questionários. Um com 19 perguntas fechadas a dois profissionais de controladoria: o controller e seu assistente. E outro, com questões voltadas para os stakeholders da empresa: clientes, funcionários, fornecedor e governo. Conclui-se que a controladoria possui seus instrumentos voltados a melhoria do desenvolvimento das atividades da empresa e tem uma ligação com seus stakeholders de forma que só agrega valores a própria empresa. Planejamento, sistemas de informações, contatos diretos e indiretos contribuem para o ciclo econômico, financeiro da empresa.
Palavras – chave: Controladoria. Stakeholder. Sistemas. Gestão Empresarial
Citas
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