USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI :
https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020005Mots-clés :
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Professores, alunos, ensino, Ciências Contábeis.Résumé
Este estudo teve como escopo investigar quais os efeitos das influências atitudinais e das normas subjetivas na intenção dos professores de Ciências Contábeis das instituições federais de ensino brasileiras em usar recursos de tecnologia da informação e comunicação (TICs) como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Para isso aplicou-se um questionário para 112 professores no período de outubro e novembro de 2019. Para o tratamento dos dados e das hipóteses formuladas utilizou-se da técnica de modelagem de equações estruturais (structured equation modeling) valendo-se do software SmartPLS. Os resultados obtidos evidenciaram que a atitude voltada para o uso das TICs influencia positivamente a intenção de uso dos professores nas universidades; no entanto as normas subjetivas não influenciam a intenção de uso e a utilidade percebida dos professores pesquisados em relação ao uso das TICs de forma estatisticamente significante.
Références
AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Understanding attitudes and predicting social behavior. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 278, 1980.
AJZEN, I. Nature and operation of attitudes. Annual Revue Psychology, 52, 27-58, 2001.
ARNOLD, V. The changing technological environment and the future of behavioral research in accounting. Accounting & Finance, v. 58, n. 2, p. 315-339, 2018.
BERTE, B., MAIMON, A., WEST, M. Student Response System, Audience Response System. Socrative, 2010.
BUSCH, T. Attitudes towards management by objectives: An empirical investigation of self-efficacy and goal commitment. Scandinavian journal of management, v. 14, n. 3, p. 289-299, 1998.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, p. 319-340, 1989.
DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P.R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management science, v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989.
DWIVEDI, Y. K. et al. Re-examining the unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): Towards a revised theoretical model. Information Systems Frontiers, v. 21, n. 3, p. 719-734, 2019.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. 1977.
FORNELL, C.; LARCKER, D.F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.
FREITAS, A. A implementação do e-learning nas escolas de gestão: um modelo integrado para o processo de alinhamento ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Tese de Doutorado em Administração de Empresas. PUC-Rio, 330 p., 2009.
HAIR JR. J. F.; BLACK, W. C, BABIN, B.; ANDERSON, R. E.; TATHAN, R. L. Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HAIR, J. F. JR, HULT, G. T. M., RINGLE, C., SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). USA: Sage Publications, 2006.
HUERTAS, A. Teaching and learning logic in a virtual learning environment. Logic Journal of the IGPL, v. 15, n. 4, p. 321-331, 2007.
JUANG, Y.-R.; LIU, T.-C.; CHAN, T.-W. Computer-supported teacher development of pedagogical content knowledge through developing school-based curriculum. Journal of Educational Technology & Society, v. 11, n. 2, p. 149-170, 2008.
KHIRWADKAR, A. Integration of ICT in education: pedagogical issues. 2007. Retrieved from http://www.journal.au.edu/edu_journal/jan2007/ article06_vol1no1.pdf. Acesso em 30 de nov. de 2019.
LUSHER, A.; HUBER, M. M.; VALENCIA, J. M. Empirical evidence regarding the relationship between the computerized classroom and student performance in introductory accounting. The Accounting Educators' Journal, v. 22, 2012.
MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S. Educação a distância: o caso Open University. RAE eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2002.
MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas (SP): Papirus, p. 83-102, 2001.
MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. D. A. A.; CASA NOVA, S. P. C; CORNACHIONE JR, E. B. A pesquisa em educação contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 61, p. 75-88, 2013.
VAN RAAIJ, E. M.; SCHEPERS, J. JL. The acceptance and use of a virtual learning environment in China. Computers & Education, v. 50, n. 3, p. 838-852, 2008.
TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Tecnologias da informação aplicadas às instituições de ensino e às universidades corporativas. Atlas, 2003.
TEO, T. Factors influencing teachers’ intention to use technology: Model development and test. Computers & Education, v. 57, n. 4, p. 2432-2440, 2011.
VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly, p. 425-478, 2003.
WILLIAMS, M. D.; RANA, N. P.; DWIVEDI, Y. K. The unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT): a literature review. Journal of enterprise information management, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.