CUSTOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-CLÍNICO POR TELEFONE: UMA ANÁLISE DO CAMPO INTERNACIONAL

Auteurs

  • Ricardo Collar Rebolho Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. SMS-Florianópolis.
  • Fabiano Maury Raupp Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

DOI :

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021004

Résumé

Considerando que o serviço da Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, é o primeiro serviço de atendimento pré-clínico por atendimento telefônico implementado no âmbito da saúde pública no Brasil e que, consequentemente, não há estudos nacionais publicados neste sentido, o objetivo do estudo é analisar estudos internacionais sobre custos do serviço de atendimento pré-clínico por telefone. Estudos de outros países demonstraram que estes serviços podem reduzir os custos para o sistema de saúde, são seguros, eficientes e de boa qualidade, apresentam grande adesão às recomendações por parte dos pacientes, e trazem um grande nível de satisfação para os pacientes. Porém, por se tratar da primeira experiência de implantação deste serviço no Brasil, que se tenha conhecimento, não existem estudos que avaliem estas questões em nosso contexto. Esta revisão da literatura internacional sobre o tema demonstra que os serviços de atendimento pré-clínico por telefone vêm sendo utilizados em vários países do mundo com resultados satisfatórios para o sistema de saúde, grande percentual de adesão dos pacientes às recomendações fornecidas, assim como grande percentual de satisfação com o serviço. Os estudos também mostram um impacto econômico positivo, com redução dos custos totais dos sistemas de saúde que utilizam estes serviços.

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Publiée

2022-04-27