MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO PERCEBIDA ATRAVÉS DO MODELO SERVQUAL

Auteurs

  • Alexandro Heleno da Silva UNINASSAU
  • Renata Porto Chaves UNINASSAU
  • Jucimar Casimiro de Andrade UNINASSAU
  • Fernando Salvino da Silva UNINASSAU
  • Robson José Silva de Santana UNINASSAU

DOI :

https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2021.v15.e-021007

Mots-clés :

Transporte público, Mobilidade, Qualidade

Résumé

A mobilidade é um tema que vem sendo discutido com maior frequência dos dias atuais principalmente pelo contexto pandêmico o mundo vivencia. Nesse contexto, tem-se também debatido a respeito das soluções tecnológicas desenvolvidas para os transportes e o principal impacto que essas inovações trouxeram para a locomoção dentro das cidades, criadas a partir de uma ideia de tornar as pessoas totalmente independentes, prometendo comodidade e segurança para quem utilizam desse sistema. Assim, objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade percebida do serviço de transporte público por ônibus na RMR em Recife sob a ótica de seus usuários. A mensuração dessas respostas foi obtida por meio do método SERVQUAL de avaliação, na qual os entrevistados responderam a um questionário, atribuindo nota de 1 a 5, expondo sua opinião sobre o que se espera do transporte público (expectativa) e o que realmente percebem utilizando o serviço (percepção). Os resultados mostraram que o transporte público na RMR apresenta deficiências na qualidade da prestação do serviço, uma vez que os elementos avaliados pelos entrevistados apontaram que o sistema precisa de melhorias. Espera-se que os resultados obtidos possam auxilira a melhor entender a dinâmica e necessidade deste setor e que possam ser utilizados como uma ferramenta estratégica para que os gestores de transportes busquem alternativas de melhoria contínua, visando garantir a manutenção e satisfação de seus clientes com o serviço oferecidos.

Références

ALVES, E. B; BARBOZA, M. M.; ROLON, V. E. K. Marketing de relacionamento: Como construir e manter relacionamentos lucrativos? 1ª Ed. São Paulo: Intersaberes, 2014.

ANDRADE, Darly Fernando. Gestão de serviços: artigos brasileiros. Belo Horizonte: Poisson, 2017.

ARANTES, P. P; NEVES, S. M. (2017). Avaliação da qualidade em serviços: análise da utilização da ferramenta servqual. 1ª Ed. Belo Horizonte: Poisson, 2017.

BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, Edson. Marketing de relacionamento: Como implantar e avaliar resultados. 1ª Ed. São Paulo: Pearson, 2013.

CARVALHO, C. H. R. Desafios da mobilidade no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.

CORRÊA, H. L., CAON, M. Gestão de Serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

DOMINGUEZ, S. V. O valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno Pesquisas em Administração, São Paulo, n. 7, v.4, 2000.

FALCÃO, L. M. A. A. Uma proposta para avaliação da qualidade dos serviços da administração de shopping centers, utilizando o modelo SERVQUAL. 2004-2005. 38 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, 2005.

FERREIRA, G. de C. S. O transporte coletivo por ônibus de Belo Horizonte: informação e subjetividade no trabalho. 2000-2001. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

FREITAS, A. L. P; BOLSANELLO, F. M. C; CARNEIRO, L. S. Emprego do SERVQUAL na avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu/PR, 2007.

GONÇALVES, W.S; BRUNO, D.M; BORGES, F.H. Aplicação do método SEVQUAL: um estudo de satisfação do cliente em um estacionamento de veículos leves. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Joinville – SC, 10 a 13 de outubro de 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUERESCHI, Jonathan Soares. Logística de transporte: A importância dos custos logísticos AJM transporte Ltda. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Universitário Católico Salesiano, Lins, 2012.

LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. São Paulo: CEBRAP, 2016.

NORMAN, Richard. Administração de serviços: Estratégia e liderança na empresa de serviços. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

PEREIRA, A. S.; MOREIRA, D.; PARREIRA, F. J. e SHITSUKA, R.. Metodologia da pesquisa

Científica, UFSM, 2018.

RAMOS, D. V; CHIVATI, M. L; MACHADO, A. F; DEIMLING, K. A. S; MELLO, W. B. A evolução do transporte público de passageiro por ônibus. Pato Branco: UTFPR, 2017.

ROBLES, Léo Tadeu. Logística internacional: uma abordagem para integração de negócios. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016.

ROCHA, Cristine Fursel. O transporte de cargas no Brasil e sua importância para a economia. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

ROLNIK, R.; KLINTOWITZ, D. Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos Avançados, n. 25, v.71, 2011.

SANTOS, A. S. Marketing de relacionamento. 1ª Ed. São Paulo: Pearson, 2015.

SOUZA, F.A.R.; MENEZES, C.A.T.S;. Avaliação do transporte público na RMR pelos indicadores de qualidade definidos pelo regulamento. XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, Recife-PE, 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2017.

TEIXEIRA, R. L.; Cortes, R. M..; Mesquita, W. A. Boletim Aquaviário. Brasília: ANTAQ, 2019.

VASCONCELOS, D. G.; ANDRADE, M. O. Abordagem histórica dos transportes no Recife-PE. 32° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET, Gramado/RS, 20018.

Téléchargements

Publiée

2022-04-27