A RELAÇÃO DE GÊNERO, IDADE E O PERÍODO CURSADO PELOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE VERSUS SEU COMPORTAMENTO ÉTICO
DOI :
https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2024.v18.e-024015Mots-clés :
dilemas éticos, período cursado, idade, genero, estudantes de contabilidadeRésumé
Este artigo objetiva verificar a relação entre o gênero, idade e período cursado pelos estudantes de graduação em contabilidade versus seu comportamento ético. A metodologia de pesquisa constituiu na aplicação de um questionário com escala Likert de 7 pontos, no qual os estudantes indicaram o quão aceitáveis consideravam diferentes dilemas éticos. Para a análise dos dados foram utilizadas duas técnicas; a estatística descritiva para a caracterização da amostra e o Teste t de Student para a análise estatística. Os resultados foram obtidos mediante a análise de 158 questionários. Em relação ao gênero, os resultados revelaram que os estudantes do gênero feminino demonstraram menor aceitação em relação aos dilemas éticos apresentados. Quando se analisou a variável idade, foi observado que os alunos com mais de 25 anos também tiveram menor aceitação dos dilemas éticos. Já no que diz respeito ao período cursado, os resultados foram controversos: tanto os estudantes que estavam na primeira metade do curso quanto os que estavam na segunda metade demonstraram maior aceitação dos dilemas éticos. Os achados do estudo oferecem contribuições importantes para o preenchimento de lacunas teóricas sobre o comportamento ético dos estudantes de Contabilidade. A pesquisa se distingue pela introdução pioneira da Teoria do Licenciamento Moral na área de Contabilidade, proporcionando contribuições inovadoras e empiricamente fundamentadas. Além disso, destaca a importância da formação ética em cursos de Contabilidade não apenas para preparar profissionais éticos, mas também para fomentar práticas de negócios responsáveis e sustentáveis. Essa ênfase ressalta a centralidade da ética no âmbito da profissão contábil.
Références
Abdolmohammadi, M. J., & Reeves, M. F. (2000). Effects of education and intervention on business students’ ethical cognition: A cross sectional and longitudinal study. Teaching Business Ethics, 4, 269-284. https://doi.org/10.1023/A:1009834727902
Al-Ansari, E. M. (2002). Effects of gender and education on the moral reasoning of Kuwait university students. Social Behavior and Personality: an international journal, 30(1), 75-82. https://doi.org/10.2224/sbp.2002.30.1.75
Alves, F. J. D. S., Lisboa, N. P., Weffort, E. F. J., & Antunes, M. T. P. (2007). Um estudo empírico sobre a importância do código de ética profissional para o contabilista. Revista Contabilidade & Finanças, 18, 58-68. https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000300006
Andrade, I. (2017). Ética geral e profissional.
Antonovs, T., Espejo, M. M. D. S. B., Neto, P. J. S., & Voese, S. B. (2010). Atitudes éticas dos contadores: evidências recentes de uma pesquisa com alunos e profissionais contábeis sob a perspectiva de gênero. Revista de Contabilidade e Organizações, 4(10), 86-105. https://doi.org/10.11606/rco.v4i10.34778
Anzeh, B. A., & Abed, S. (2015). The extent of accounting ethics education for bachelor students in Jordanian universities. Journal of Management Research, 7(2), 121. : http://dx.doi.org/10.5296/jmr.v7i2.6957
Silveira, T. S., Casagrande, M. C., Batista, T. C., & Marçal, R. R. (2018). Ética Profissional: Um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da UFRJ. Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea UFF, 1(2), 106-125.
Bandura, A. (1999). Moral disengagement in the perpetration of inhumanities. Personality and Social Psychology Review. (Special Issue on Evil and Violence), 3, 193-209. https://doi.org/10.1207/s15327957pspr0303_3
Baumhart, R. (1971). Ética em Negócios. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura.
Beaman, A. L., Cole, C. M., Preston, M., Klentz, B., & Steblay, N. M. (1983). Fifteen years of foot-in-the door research: a meta-analysis. Personality and Social Psychology Bulletin, 9(2), 181-196. https://doi.org/10.1177/0146167283092002
Benício, F. C., & Portela, F. d. C. R. (2017). Planejamento Contábil Tributário como ferramenta para redução legal dos tributos: um levantamento bibliográfico da importância do Planejamento Tributário para as empresas. Revista Científica: Semana acadêmica, 1(113), 1–7.
Borkowski, S. C., & Ugras, Y. J. (1992). The ethical attitudes of students as a function of age, sex and experience. Journal of Business Ethics, 11, 961-979. https://doi.org/10.1007/BF00871962
Callan, V. J. (1992). Predicting ethical values and training needs in ethics. Journal of Business ethics, 11, 761-769. https://doi.org/10.1007/BF00872308
Carmo, E. F., Chagas, J. A. S., Figueiredo Filho, D. B., & Rocha, E. C. (2014). Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(240), 304-327.
Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (1996). Metodologia científica. In Metodologia científica (pp. xiv-209).
Coate, C. J., & Frey, K. J. (2000). Some evidence on the ethical disposition of accounting students: Context and gender implications. Teaching Business Ethics, 4, 379-404. https://doi.org/10.1023/A:1009827807550
Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (2019). Código de Ética Profissional do Contador é atualizado: Saiba o que mudou. Recuperado de https://cfc.org.br/noticias/codigo-de-etica-profissional-do-contador-e-atualizado-saiba-o-que-mudou/
Conselho Federal de Contabilidade. (1996). Código de ética profissional do contador: Resolução CFC Nº 803/96. Brasília, DF. Recuperado de https://crcap.org.br/wp-content/uploads/2018/08/C%C3%93DIGO-DE-%C3%89TICA-RES_803.pdf
Crawford, J. R., & Henry, J. D. (2004). The positive and negative affect schedule (PANAS): Construct validity, measurement properties and normative data in a large nonclinical sample. British Journal of Clinical Psychology, 43(3), 245–265. http://dx.doi.org/10.1348/0144665031752934
Davoodifar, M. H. (2015). Challenging ethic facing the professional accounting in the today world. Journal of Applied Environmental and Biological Sciences, 5(4), 89-94.
Dellaportas, S. (2006). Making a difference with a discrete course on accounting ethics. Journal of business ethics, 65, 391-404. https://doi.org/10.1007/s10551-006-0020-7
Detert, J. R., Treviño, L. K., & Sweitzer, V. L. (2008). Moral disengagement in ethical decision making: A study of antecedents and outcomes. Journal of Applied Psychology, 93(2), 374–391. http://dx.doi.org/10.1037/0021-9010.93.2.374.
Diehl, C. A., de Freitas, A. C., & Macagnan, C. B. (2011). A percepção sobre ética de estudantes de curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 5(1), 21-49. https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.228
Duska, R. (2006). "Contemporary Reflections on Business Ethics." Journal of Business Ethics, 64(4), 319-327.
Emerson, T. L., Conroy, S. J., & Stanley, C. W. (2007). Ethical attitudes of accountants: Recent evidence from a practitioners’ survey. Journal of business Ethics, 71, 73-87. https://doi.org/10.1007/s10551-006-9125-2
Eweje, G., & Brunton, M. (2010). Ethical perceptions of business students in a New Zealand university: do gender, age and work experience matter? Business Ethics: A European Review, 19(1), 95-111. https://doi.org/10.1111/j.1467-8608.2009.01581.x
Eynon, G., Hills, N. T., & Stevens, K. T. (1997). Factors that influence the moral reasoning abilities of accountants: Implications for universities and the profession. Journal of Business ethics, 16, 1297-1309. https://doi.org/10.1023/A:1005754201952
Feil, A. A., Diehl, L., & Schuck, R. J. (2017). Ética profissional e estudantes de contabilidade: análise das variáveis intervenientes. Cadernos EBAPE. BR, 15, 256-273. https://doi.org/10.1590/1679-395160994
Ford, R. C., & Richardson, W. D. (1994). Ethical decision making: A review of the empirical literature. Journal of business ethics, 13, 205-221. https://doi.org/10.1007/BF02074820
Freedman, J. L., & Fraser, S. C. (1966). Compliance without pressure: the foot-in-the-door technique. Journal of personality and social psychology, 4(2), 195. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0023552
Ganassin, E. J. F. (2016). Investigação de variáveis que influenciam a ética profissional contábil: uma aplicação das teorias dos estímulos internos e externos. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Unb. http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19943
Gautschi III, F. H., & Jones, T. M. (1998). Enhancing the ability of business students to recognize ethical issues: An empirical assessment of the effectiveness of a course in business ethics. Journal of Business Ethics, 17(2), 205-216. https://doi.org/10.1023/A:1005740505208
Mohd Ghazali, N. A., & Ismail, S. (2013). The influence of personal attributes and organizational ethics position on accountants' judgments: Malaysian scenario. Social Responsibility Journal, 9(2), 281-297. https://doi.org/10.1108/SRJ-08-2011-0072
Ghazali, N. A. M. (2015). The influence of a business ethics course on ethical judgments of Malaysian accountants. Journal of Asia Business Studies, 9(2), 147-161. https://doi.org/10.1108/JABS-06-2014-0042
Ghoshal, S. (2005). Bad Management Theories Are Destroying Good Management Practices. Academy of Management Learning & Education, 4(1), 75-91. https://doi.org/10.5465/amle.2005.16132558
Gino, F., & Bazerman, M. H. (2009). When misconduct goes unnoticed: The acceptability of gradual erosion in others' unethical behavior. Journal of Experimental Social psychology, 45(4), 708-719. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2009.03.013
Hartikainen, O., & Torstila, S. (2004), Job-related ethical judgment in the finance profession, Journal of Applied Finance, 14(1), 62-76.
Hernandez, T., & McGee, R. W. (2014). Ethical attitudes toward taking a bribe: A study of three Latin American countries. International Journal of Business and Economics Perspectives, 8(1), 142-166. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2426955
Ismail, S., & Rasheed, Z. (2019). Influence of ethical ideology and emotional intelligence on the ethical judgement of future accountants in Malaysia. Meditari Accountancy Research, 27(6), 805-822. https://doi.org/10.1108/MEDAR-04-2018-0326
Johnson, E. N., Kuhn, J. R., Jr., Apostolou, B. A., & Hassell, J. M. (2013). Auditor perceptions of client narcissism as a fraud attitude risk factor. Auditing: A Journal of Practice & Theory, 32(1), 203–219. https://doi.org/10.2308/ajpt-50329
Jordan, J., Mullen, E., & Murnighan, J. K. (2011). Striving for the moral self: The effects of recalling past moral actions on future moral behavior. Personality and Social Psychology Bulletin, 37(5), 701-713. https://doi.org/10.1177/0146167211400208
Koch, A. M., Mattos, L., & Flach, L. (2019). Ética profissional dos estudantes de Ciências Contábeis: análise dos fatores ligados aos valores individuais. REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, 8(13), 013-029. https://doi.org/10.5965/2316419008112019013
Khan, U., & Dhar, R. (2006). Licensing effect in consumer choice. Journal of marketing research, 43(2), 259-266. https://doi.org/10.1509/jmkr.43.2.259
Kish-Gephart, J. J., Harrison, D. A., & Treviño, L. K. (2010). Bad apples, bad cases, and bad barrels: meta-analytic evidence about sources of unethical decisions at work. Journal of applied psychology, 95(1), 1-31. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0017103
Klotz, A. C., & Bolino, M. C. (2013). Citizenship and counterproductive work behavior: A moral licensing view. Academy of management review, 38(2), 292-306. https://doi.org/10.5465/amr.2011.0109
Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976. (1976). Dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários. Brasília, DF. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6385.htm
Lima, B. L. L. (2006). Evasão Fiscal. (manuscrito não publicado). [s.l]:[s.n.]. recuperado de http://www.praticacontabil.com/contadorperito/Bruno.pdf
Lima, J. de M., Espejo, M. M. dos S. B., Moraes, M. B. da C., & Lima, E. M.. (2019). Ethics perception: evidence from accountants and accounting students in Brazil. Interações (campo Grande), 20(2), 645–655. https://doi.org/10.20435/inter.v20i2.1888
Lima, M. E. B., Prazeres, R. V., Araújo, J. G. N., & Araújo. J. G. (2015). Ética em Contabilidade: um estudo sobre a percepção dos discentes acerca da ética profissional. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 1(2), 121-134.
Lima, V. A. A. D. (2004). De Piaget a Gilligan: retrospectiva do desenvolvimento moral em psicologia um caminho para o estudo das virtudes. Psicologia: ciência e profissão, 24(3), 12-23. https://doi.org/10.1590/S1414-98932004000300003
Little, T., Watson, P. J., Biderman, M. D., & Ozbek, I. N. (1992). Narcissism and object relations. Psychological Reports, 71(3 Pt 1), 799–808. http://dx.doi.org/10.2466/pr0.1992. 71.3.799.
Loe, T. W., Ferrell, L., & Mansfield, P. (2000). A review of empirical studies assessing ethical decision making in business. Journal of Business Ethics, 25(3), 185-204. https://doi.org/10.1023/A:1006083612239
Lopes, J. E. G., Ribeiro, J. F. F., Vasconcelos, M. T. C., & Pederneiras, M. M. M. (2006). Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucional. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 14(51), 209-222.
Lowe, D. J., & Reckers, P. M. J. (2012). An examination of the contribution of dispositional affect on ethical lapses. Journal of Business Ethics, 111(2), 179–193. https://doi.org/10.1007/s10551-011-1200-7
Lowry, D. (2003). An investigation of student moral awareness and associated factors in two cohorts of an undergraduate business degree in a British university: Implications for business ethics curriculum design. Journal of Business Ethics, 48, 7-19. https://doi.org/10.1023/B:BUSI.0000004383.81450.96
Magro, C. B., Silva, T. B. de J., & Zonatto, V. C. da S. (2018). Como discentes de ciências contábeis reagem à dilemas éticos da profissão? Contabilidade Vista & Revista, 28(3), 53–81. Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3629
Maroco, J. (2007). Análise estatística com a utilização do SPSS. Lisboa: Sílabo,
Marques, P. A; Azevedo P. J. (2009). Ethical ideology and ethical judgments in the portuguese accounting profession. Journal of Business Ethics, 86, 227-242. https://doi.org/10.1007/s10551-008-9845-6
Mazar, N., & Zhong, C. B. (2010). Do green products make us better people?. Psychological science, 21(4), 494-498. https://doi.org/10.1177/0956797610363538
Mendonça. S. D.; Gomes. G. S. (2016). Análise das Concepções dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis acerca da Ética. RAGC, 4(15), 45-60.
Merritt C. A., Effron D. A., & Monin B., (2010). Moral Self-Licensing: When Being Good Frees Us to Be Bad. Social and Personality Psychology Compass, 344–357. https://doi.org/10.1111/j.1751-9004.2010.00263.x
Mohamed Saat, M., Porter, S., & Woodbine, G. (2010). The effect of ethics courses on the ethical judgement‐making ability of Malaysian accounting students. Journal of Financial Reporting and Accounting, 8(2), 92-109. https://doi.org/10.1108/19852511011088361
Monin, B.; Miller, D. T. (2001). Credenciais morais e a expressão do preconceito. Journal of Personality and Social Psychology , 81 ( 1 ), p. 33.
Moraes, M. C. C., Silva, A. M., & Carvalho, F. A. A. (2010). O comportamento dos futuros contabilistas perante diferentes dilemas éticos. Pensar contábil, 12(48).
Murphy, P. R. (2012). Attitude, Machiavellianism and the rationalization of misreporting. Accounting, Organizations and Society, 37(4), 242–259. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1016/j. aos.2012.04.002
Neto, R. B. B., Santos, G. C., de Oliveira, E. R., & Bitencourt, F. L. D. (2021). Análise da percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de ensino superior privada de Goiânia sobre as condutas éticas do profissional contador. Revista de Contabilidade e Controladoria, 12(2). https://dx.doi.org/10.5380/rcc.v12i2.74030
Nyaw, M. K.; NG, I. (1994). A comparative analysis of ethical beliefs: A four country study. Journal of Business Ethics, 13(7), 543-555. https://doi.org/10.1007/BF00881299
Onumah, RM.; Simpson, S.N.Y.; & Kwarteng, A. (2022). The effects of personal and organizational attributes on the ethical attitudes of professional accountants: evidence from Ghana. Journal of Global Responsibility, 13(3), 245-267. https://doi.org/10.1108/JGR-04-2021-0041
Pereira, E. S., & Leite, G. A. F. (2003). A influência do marketing no perfil do profissional contábil. Contabilidade Vista e Revista. 14(1), 75- 89.
Reckers, P., & Samuelson, M. (2016). Toward resolving the debate surrounding slippery slope versus licensing behavior: The importance of individual differences in accounting ethical decision making. Advances in Accounting, 34, 1-16. https://doi.org/10.1016/j.adiac.2016.07.003
Reis, E. (1988). Estatística descritiva (4º ed.) Lisboa: Silabo.
Ribeiro, A. A. D., Rodrigues, R. N., Prazeres, R. V., & de Araújo, J. G. (2016). Um estudo sobre a relevância da contabilidade forense como instrumento de investigação: A percepção de profissionais ligados ao combate à lavagem de capitais. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 6(1), 45-75.
Rotter, J. B. (1966). Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychological Monographs, 80(1), 1–28. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0092976
Ruegger, D., & King, E. W. (1992). A study of the effect of age and gender upon student business ethics. Journal of Business ethics, 11, 179-186. https://doi.org/10.1007/BF00871965
Simbrunner, P., Makri, K., & Schlegelmilch, B. B. (2017). Time orientation: the role of culture and its marketing applications. Transf Werbeforsch Prax, 63(1), 17-21.
Srour, R. (2012). Poder, cultura e ética nas organizações. Elsevier Brasil.
Stevens, G. E. (1984). Ethical inclinations of tomorrow's citizens: Actions speak louder?. The Journal of Business Education, 59(4), 147-152. https://doi.org/10.1080/00219444.1984.10534114
Tinoco, J. P. N. (2021). O efeito do licenciamento moral nos níveis de honestidade (Doctoral dissertation).
Trebesqui, D. L. (2009). A moral e a ética do homem.
Trentin, G. N. S., de Souza Domingues, M. J. C., & de Castro, D. R. M. S. (2008). Percepção dos Alunos de Ciências Contábeis sobre ética profissional. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/1302
Urban, J., Bahnik, S., & Kohlova, MB. (2019). O consumo verde não faz as pessoas trapacearem: três tentativas de replicar o efeito de licenciamento moral devido ao comportamento pró-ambiental. Jornal de Psicologia Ambiental , 63(6): 139–147. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2019.01.011
Vázquez, A. S. Ética. 32. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Watson, D., & Tellegen, A. (1985). Toward a consensual structure of mood. Psychological Bulletin, 98(2), 219–235. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.98.2.219.
Wells, J. T. (2000). So that's why it's called a pyramid scheme. Journal of Accountancy, 190(4), 91.
Wells, J. T. (2001, Decemerb). Enemies within. Journal of Accountancy (www. journalofaccountancy.com/issues/2001/dec/enemieswithin.html).
Wells, J. T. (2001, Februrya). Why employees commit fraud. Journal of Accountancy (www. journalofaccountancy.com/issues/2001/feb/whyemployeescommitfraud.html).
Wells, J. T. (2002, December). Keeping ghosts off the payroll. Journal of Accountancy (www.journalofaccountancy.com/issues/2002/dec/keepingghostsoffthepayroll. html).
Yam, KC, Klotz, AC, HE, W., & Reynolds, SJ (2017). De bons soldados a psicologicamente intitulados: Examinando quando e por que o comportamento de cidadania leva ao desvio. Academy of Management Journal, 60(1): 373–396. https://doi.org/10.5465/amj.2014.0234
Young, S. M., Du, F., Dworkis, K. K., & Olsen, K. J. (2016). It's all about all of us: The rise of narcissism and its implications for management control system research. Journal of Management Accounting Research, 28(1), 39-55. https://doi.org/10.2308/jmar-51024
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Marcos Antônio Lima de Sousa, Vinícius de Lima Fortes, Alessandra de Souza Neves, Rafael Araújo Sousa Farias 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.