TRANSIÇÃO PARA O REGIME CONTÁBIL DE COMPETÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: IMPACTOS NA ESTRUTURA PATRIMONIAL DOS MUNICÍPIOS

Auteurs

  • Ari Söthe FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Jorge Eduardo Scarpin FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v5i2.64-81

Mots-clés :

Regime contábil de competência. Contabilidade Governamental. Municípios. Estrutura patrimonial.

Résumé

O estudo objetiva analisar os impactos no reconhecimento e mensuração decorrentes da alteração do regime misto para o regime de competência proposto pelo Estudo n° 14 do IFAC, na estrutura patrimonial dos governos municipais da microrregião de São Miguel do Oeste – SC. Para atingir o O estudo objetiva analisar os impactos na estrutura patrimonial dos governos municipais, decorrentes da transição do regime misto para o regime contábil de competência, proposto pelo Estudo n° 14 do IFAC. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de estudos de casos múltiplos e aplicação empírica na estrutura patrimonial dos governos municipais integrantes da microrregião de São Miguel do Oeste – SC. Para isto foram coletados os dados, dos governos municipais investigados relativos aos exercícios de 2004 a 2008. Identificou-se no estudo uma variação significativa nos grupos que formam a estrutura patrimonial, com destaque para a diminuição média geral no saldo patrimonial de 27,63%. Foram estabelecidas quatro hipóteses para o estudo. Utilizando o teste t de diferença de média, todas as hipóteses do estudo foram aceitas. O estudo permite concluir que a mudança do regime contábil causa impacto na estrutura patrimonial dos governos municipais da microrregião de São Miguel do Oeste – SC.

Bibliographies de l'auteur

Ari Söthe, FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau, ari_sothe@yahoo.com.br Rua 1 de Maio, 477 – Centro, 89899-000, (49) 9147-1153 – Iporã do Oeste – Santa Catarina – Brasil.

Jorge Eduardo Scarpin, FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, jorgescarpin@furb.br Rua Antônio da Veiga, 140 – Bairro Victor Konder, 89012-900, (47) 3321 0565, Blumenau – Santa Catarina – Brasil.

Téléchargements

Publiée

2011-10-05